O Ultraje a Rigor surgiu durante a década de 1980, como uma banda de covers, principalmente de Beatles, punk rock e new wave. Composta inicialmente por Roger, Leôspa, Sílvio e Edgard Scandurra, eles começaram fazendo pequenos shows em bares. A ideia do nome da banda veio em 1982, fazendo um trocadilho com a expressão “traje a rigor”.
Os primeiros lançamentos do grupo foram “Inútil/Mim Quer Tocar” e “Eu Me Amo/Rebelde Sem Causa”, ambas com relativo sucesso na época. O mesmo vale para o primeiro disco, que veio em 1985, intitulado “Nós Vamos Invadir Sua Praia”.
Ao longo de suas décadas de existência, o Ultraje a Rigor passou pela entrada e saída de diferentes membros na banda. Atualmente, Roger é o único integrante da formação original que permanece no grupo, como vocalista, guitarrista e compositor. Ele é acompanhado pelo baterista Bacalhau, o baixista Mingau e o guitarrista Marcos Kleine.
A banda continua realizando shows e alguns lançamentos musicais. Em 2011, voltaram a ter mais destaque na grande mídia quando passaram a fazer parte do elenco fixo do talk show “Agora É Tarde”, como banda fixa. Mais tarde, em 2013, saíram da Rede Bandeirantes, acompanhando o apresentador Danilo Gentili no novo talk show brasileiro, “The Noite”, no SBT, onde permanecem até os dias atuais.
LEIA TAMBÉM
Morre Steve Harwell, ex-vocalista do Smash Mouth, aos 56 anos
O QUE ACONTECEU COM O MINGAU?
Neste sábado (2), Rinaldo Oliveira Amaral, mais conhecido como Mingau, foi atingido na cabeça por um disparo de arma de fogo. O baixista do Ultraje a Rigor faz parte do grupo desde 1999.
Ele estava acompanhado de um amigo, na cidade de Paraty (RJ), perto da Praça do Ovo, região dominada pelo tráfico e um conhecido ponto de venda de drogas.
Após o incidente, Mingau foi levado ao hospital municipal Hugo Miranda, mas já foi transferido para o Hospital São Luiz Itaim, na Zona Sul de São Paulo. Segundo boletim médico, divulgado na noite deste domingo (3), seu estado de saúde é grave.
LEIA MAIS
7 de Setembro: o que é e quando surgiu o Grito dos Excluídos?