20 de junho de 2024
- Publicidade -
Viu essa?

Por que Ana Maria Braga foi acusada de transfobia?

Repercussão do comentário da apresentadora foi negativo nas redes sociais

Ana Maria Braga (Foto: Reprodução/TV Globo)

Ana Maria Braga gerou polêmica nesta terça-feira (28) durante o programa matinal “Mais Você”, da Globo, ao questionar o uso de pronomes para se referir à personagem Buba, da novela “Renascer”, exibida às 21h.

A apresentadora, enquanto conversava com Tati Machado sobre a trama, questionou se deveria usar pronome masculino ou feminino para a personagem. “O capítulo de ontem foi antológico. Aquela conversa do Augusto defendendo a Buba”, comentou Ana Maria.

Por que Ana Maria Braga foi acusada de transfobia?

A apresentadora perguntou qual pronome usar para se referir a personagem. “A Buba ou o Buba?”. Tati respondeu prontamente: “A Buba. É a Buba mesmo. É uma mulher”. A repórter continuou comentando sobre a personagem interpretada pela atriz trans Gabriela Medeiros.

Posteriormente, Ana Maria elogiou a abordagem da novela, mas cometeu um deslize ao tratar a identidade de gênero como uma opção. “Serve para todo mundo. A gente tem que respeitar a opção das pessoas, seja qual for. É dela, né?”, afirmou a comunicadora.

LEIA TAMBÉM

Qual é a orientação sexual de Lauana Prado?

Quem é a namorada de MC Binn?

- Publicidade -

Repercussão nas redes sociais

No X (antigo Twitter), diversos internautas criticaram os comentários da apresentadora. “Está difícil ver a Ana Maria Braga no ‘Mais Você’ perguntar se deve falar ‘a Buba ou o Buba’ para se referir a uma mulher trans e depois dizer que todos devem respeitar a ‘opção’ de cada um, quando a transexualidade, na verdade, não é uma opção. Adoro ela, mas está sofrido”, escreveu um usuário.

Outro internauta comentou: “Você vê o que quando olha a personagem, um homem ou uma mulher? Ali está sua resposta, vemos nitidamente uma mulher, então a Buba! Tão simples! Outra coisa que insistem em falar: ‘Cada um com sua opção!’. Poxa, já falamos tanto, não é opção, não escolhemos ser isso ou aquilo, apenas somos.”

Compartilhe:
Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress