Você já ouviu falar na IA chamada Deb? Ela é um chatbot mantido pelo Instituto de Identidades do Brasil (ID_BR), sendo o primeiro do mundo dedicado a questões étnico-raciais com o objetivo de promover diversidade, equidade e inclusão. A plataforma, orientada por um sistema de IA generativa, responde dúvidas sobre temas antirracistas e outras questões sociais.
A Deb ganhou destaque recentemente ao corrigir a apresentadora Xuxa durante a sétima edição do Prêmio SIM à Igualdade Racial. Durante a premiação, transmitida na TV Globo, a inteligência artificial questionou Xuxa sobre a música infantil “Brincar de índio”.
A Deb apontou vídeos da apresentadora fantasiada de indígena, cantando a música, como inapropriados. A IA explicou que o termo correto é “indígena” e não “índio”, pois “índio” é um termo generalista e depreciativo usado pelos colonizadores, desrespeitando a diversidade das culturas originárias.
Diante da correção, Xuxa reconheceu os erros dessas gravações antigas e disse que compreende a inadequação dos termos e representações utilizadas na época.
Quem pode utilizar a Deb?
Qualquer pessoa pode interagir com a Deb. Basta acessar o perfil do Instagram da IA e iniciar uma conversa. Você pode fazer perguntas de qualquer questão relacionada às áreas de atuação do serviço. As conversas não são públicas, são somente entre o usuário e a Deb.
Além da terminologia indígena, o chatbot pode esclarecer, por exemplo, sobre racismo ambiental, racismo estrutural, desigualdade social, entre outros assuntos. O chatbot oferece respostas rápidas, diretas e esclarecedoras.
Como acessar?
Para acessar a Deb, basta ter uma conta no Instagram e seguir alguns passos simples:
1. Abra o Instagram (disponível para Android e iOS).
2. Procure pelo perfil “@chamaadeb”.
3. Siga o perfil.
4. Abra uma mensagem privada e diga “Oi”.
5. Aguarde a liberação do chatbot e tire suas dúvidas. Veja também o site sobre a Deb. Acesse https://www.simaigualdaderacial.com.br/deb
LEIA MAIS