15 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Conheça a Deb: IA que responde dúvidas sobre temas antirracistas

IA ganhou destaque ao interagir com Xuxa em premiação e corrigi-la sobre terminologia indígena usada em sua música infantil "Brincar de índio".

AI antirracista (Foto: Divulgação Site Instituto de Identidades do Brasil ID_BR )

Você já ouviu falar na IA chamada Deb? Ela é um chatbot mantido pelo Instituto de Identidades do Brasil (ID_BR), sendo o primeiro do mundo dedicado a questões étnico-raciais com o objetivo de promover diversidade, equidade e inclusão. A plataforma, orientada por um sistema de IA generativa, responde dúvidas sobre temas antirracistas e outras questões sociais.


A Deb ganhou destaque recentemente ao corrigir a apresentadora Xuxa durante a sétima edição do Prêmio SIM à Igualdade Racial. Durante a premiação, transmitida na TV Globo, a inteligência artificial questionou Xuxa sobre a música infantil “Brincar de índio”.


A Deb apontou vídeos da apresentadora fantasiada de indígena, cantando a música, como inapropriados. A IA explicou que o termo correto é “indígena” e não “índio”, pois “índio” é um termo generalista e depreciativo usado pelos colonizadores, desrespeitando a diversidade das culturas originárias.


Diante da correção, Xuxa reconheceu os erros dessas gravações antigas e disse que compreende a inadequação dos termos e representações utilizadas na época.


Quem pode utilizar a Deb?

Qualquer pessoa pode interagir com a Deb. Basta acessar o perfil do Instagram da IA e iniciar uma conversa. Você pode fazer perguntas de qualquer questão relacionada às áreas de atuação do serviço. As conversas não são públicas, são somente entre o usuário e a Deb.

Além da terminologia indígena, o chatbot pode esclarecer, por exemplo, sobre racismo ambiental, racismo estrutural, desigualdade social, entre outros assuntos. O chatbot oferece respostas rápidas, diretas e esclarecedoras.


Como acessar?

Para acessar a Deb, basta ter uma conta no Instagram e seguir alguns passos simples:

- Publicidade -

1. Abra o Instagram (disponível para Android e iOS).

2. Procure pelo perfil “@chamaadeb”.

3. Siga o perfil.

4. Abra uma mensagem privada e diga “Oi”.

- Publicidade -

5. Aguarde a liberação do chatbot e tire suas dúvidas. Veja também o site sobre a Deb. Acesse https://www.simaigualdaderacial.com.br/deb

LEIA MAIS

WhatsApp libera gravação de áudio de até 1 minuto no status

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress