A morte de MC Marcinho, no último sábado (26), gerou discussões na internet sobre os motivos que levaram à impossibilidade de ele receber um transplante de coração. Em paralelo, o apresentador Faustão passou por um transplante bem-sucedido em apenas 22 dias, com a cirurgia sendo feita neste domingo (27). Para conseguir um doador, há critérios para serem levados em consideração na hora da escolha. Como MC Marcinho estava com uma infecção generalizada, o cantor foi temporariamente removido da lista de espera, já que não preenchia os requisitos mínimos para suportar o procedimento de transplante de coração.
Por outro lado, a situação de Faustão era diferente. Além de enfrentar um problema cardíaco, o apresentador também possuía um tipo sanguíneo raro (tipo B), o que o tornou uma prioridade na lista de espera por um doador de coração compatível.
LEIA TAMBÉM
Caso Faustão: apresentador não furou fila no SUS
Faustão passa por cirurgia de transplante de coração
No momento do transplante, havia um número limitado de pacientes que se enquadravam nos critérios necessários para receber o órgão disponível e Faustão estava entre os poucos com prioridade. Vale destacar que, embora ocupasse a segunda posição na lista, ele foi escolhido porque o primeiro paciente recusou o órgão.
LEIA MAIS
Por que Defante está sendo processado?