Considerado por muitos o hino não oficial brasileiro, a música “Evidências” ficou famosa na voz de Chitãozinho e Xororó, mas quem criou a canção foram os compositores José Augusto e Paulo Sérgio Valle.
A composição do final da década de 1980 virou hit em todo o país e também fora dele. Em conversa com o jornal Correio Braziliense, em 2019, os compositores falaram sobre a criação da música e contaram um fato curioso: Não pensaram em quem cantaria a música na hora de compôr.
“Não posso dizer que a gente tenha pensando em algum intérprete, fizemos porque gostamos mesmo de fazer música romântica”, contou Paulo Sérgio Valle. José Augusto acrescentou contando que a intenção era “colocar uma história de amor bem-sucedida e com positividade porque, mesmo perdendo a pessoa, ficava a positividade de que ela ia voltar”, disse o compositor.
Em 1989, “Evidências” foi apresentada em uma reunião da qual participaram sete pessoas do meio musical. A maioria não gostou da canção, dizendo que a letra era “complicada e não tinha chances de fazer sucesso”, contou José Augusto.
Michael Sullivan, cantor, compositor e produtor musical, responsável por grandes sucessos, também estava nessa reunião e logo colocou “Evidências” no disco de seu irmão, Leonardo Sullivan. Mas como a gravadora não acreditou no potencial da música, ela não foi gravada e ficou quase esquecida.
José Augusto não desistiu de emplacar a canção e a incluiu em uma fita cassete com 10 faixas, que gravou, e encaminhou para diversos artistas, incluindo Chitãozinho e Xororó. Naquela época, a dupla estava selecionando música para um novo repertório e ao conhecer a letra, a dupla resolveu gravar para incluí-la no álbum “Cowboys do Asfalto”, em outubro de 1990. No dia 4 de dezembro daquele mesmo ano a música se tornou um dos maiores sucessos e nunca mais parou de ser cantada e regravada.
LEIA TAMBÉM
Anitta faz revelações de ex-affair e diz que tomou um golpe
EVIDÊNCIAS NO THE TOWN
Neste domingo (3), Bruno Mars se apresentou no festival The Town em São Paulo e surpreendeu os fãs ao cantar a música “Evidências” em sua apresentação. O tecladista John Fossitt, da banda do artista havaiano, iniciou os acordes da canção, que rapidamente capturou a atenção e emoção do público.
LEIA MAIS