A série “Resistência Negra”, que estreia nesta segunda-feira (20), apresentada pelo rapper Djonga, pela cantora e compositora Larissa Luz e pela jovem atriz Lua Miranda, sob a direção-geral de Mayara Aguiar, narra a história do Movimento Negro no Brasil em cinco episódios, desde a chegada do primeiro africano escravizado. O enredo resgata os princípios fundamentais do Grêmio Recreativo de Arte Negra e Escola de Samba, criado em 1975 por Candeia, ícone do Movimento Negro.
Pesquisadores, integrantes da luta do movimento negro e figuras ancestrais trazem à cena depoimentos que elucidam o enredo sob o ponto de vista dos reais protagonistas da narrativa. A trajetória de nomes como Emília do Patrocínio, Zumbi dos Palmares, Benedita da Silva, Carolina Maria de Jesus, André Rebouças e Francisco José do Nascimento (o Dragão do Mar), entre outros, é rememorada e ilustra a quantas duras penas a forma de olhar para esta história vem mudando ao longo dos anos.
LEIA TAMBÉM
Quem venceu o Miss Universo 2023? Edição histórica contou com novidades
Angélica se emociona com homenagem de Luciano Huck
A série está disponível no Globoplay. São cinco episódios, com direção geral de Mayara Aguiar, atual diretora da novela Elas por Elas, com atuação em produções como Cara e Coragem, que concorre ao Emmy Internacional de melhor novela neste ano.