Após o Jogo da Discórdia, na madrugada de terça-feira (8), Bárbara usou a expressão racista “Samba do Crioulo Doido” para se referir a atitude de Douglas Silva durante a dinâmica.
“Ele fez aquele samba do crioulo doi… Ai que feio, eu ia falar uma expressão muito velha e horrorosa. Ele fez o samba lá que ele falou que fez. Meu Deus, quase falei uma expressão muito racista”, disse a modelo em uma conversa com Jade Picon e Laís.
Bárbara ainda tentou corrigir: “Quase falei, mas foi por força do hábito da expressão do samba e eu nem uso essa expressão. Pronto, agora vou ficar me defendendo. Meu Deus! Mas ele fez o samba todo ali ontem”.
Em seguida, Laís riu da situação e disse que tinha entendido o que Bárbara quis dizer. O assunto logo se tornou um dos mais comentados da web.
POR QUE A EXPRESSÃO É CONSIDERADA RACISTA?
Embora a expressão possa remeter a música “Samba do Crioulo Doido”, composta por Sergio Porto, que faz uma sátira ao período da ditadura no Brasil, ela é considerada racista por estar associada a situações confusas e bagunçadas.
Considerando o histórico do Brasil, de repressão contra a população negra, a expressão reafirma um estereótipo, além de discriminar e inferiorizar. O termo “Crioulo” também é considerado extremamente pejorativo.