15 de julho de 2024
- Publicidade -
Viu essa?

Série de jogo do bicho estreia no Globoplay

Vale o escrito traz a história do jogo do bicho no Rio de Janeiro e estreia nesta quarta (1º)

 

“Vale o escrito” traz a história do jogo do bicho no Rio de Janeiro e estreia nesta quarta (1º) (Foto: Divulgação)

Uma nova série documental estreia nesta quarta-feira (1º) no Globoplay. “Vale o escrito” mostra a história do jogo do bicho no Rio de Janeiro, apontando a relação de poder entre os núcleos familiares que controlaram a contravenção e suas ramificações no futebol e samba. 

A série aborda desde o início do jogo, no século XIX, passando pela criminalização das apostas e dos jogos de azar, até o envolvimento das milícias. A obra também levanta questões atuais sobre essa disputa de poder. 

“O jogo do bicho, proibido por lei, se organiza como um negócio de milhões e é celebrado por boa parte da população, seja em pontos de anotação nas esquinas, seja no Sambódromo com as escolas de samba”, diz Ricardo Calil, um dos diretores e roteiristas da série.  

 

LEIA TAMBÉM 

Caso Richthofen: Como estão Suzane e irmãos Cravinhos? 

- Publicidade -

Yasmin Brunet e MC Daniel estão namorando?

A série, em sete episódios, foi produzida em pouco mais de dois anos com pesquisas e depoimentos inéditos.

“Grande parte do nosso esforço foi convencer essas pessoas que nunca falam sobre a contravenção ou, no máximo, dão declarações pontuais a nos dar entrevistas longas e em profundidade”, conta Calil. 

Na direção artística, o jornalista Pedro Bial toma a frente. “Mostramos que a máfia brasileira, carioca, é única no mundo, poderosa, com uma expressão estética incomparável”, diz Pedro Bial.

- Publicidade -
Compartilhe:
Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress