12 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Viu essa?

Sexta-Feira 13: Conheça as fobias causadas pela data ou número 13

O Dia do Azar é conhecido em diversos lugares do planeta e, além da má fama, também reacende fobias relacionadas ao número 13

 

A sexta-feira 13 é conhecida como o “Dia do Azar” no Brasil e em diversas partes do mundo. Além da fama de “mau agouro”, essa data é cercada de fobias causadas pela data e pelo número 13. 

O medo específico da sexta-feira 13 pode desenvolver fobias chamadas de “parascavedecatriafobia” ou “frigatriscaidecafobia”. Já o pavor do número 13 é conhecido como triscaidecafobia. 

Tanto as fobias relacionadas ao dia (sexta-feira 13), quanto a fobia ligada ao número 13 fazem parte de quadros de transtornos de ansiedade. 

“Chamamos de fobia, quando a ansiedade é muito acima do proporcional para determinada situação. Ou seja, a pessoa entende aquilo como uma ameaça, sendo considerado um medo irracional. Essas situações são somente mais alguns exemplos de quadro de fobias de medo irracional”, afirma Nina Ferreira, médica psiquiátrica, especialista em terapia do esquema, neurociências e neuropsicologia. 

Geralmente, as fobias com foco na data ou no número 13 acontecem com indivíduos com predisposição genética, que têm mais tendência para serem mais ansiosos. “Também há experiências prévias que envolvem isso. A pessoa ouviu falar que algo traz má sorte ou passou por experiências negativas em uma sexta-feira 13 e correlaciona isso com o risco de acontecer novamente”, afirma a psiquiatra.  

VEJA TAMBÉM 
Saiba a origem da sexta-feira 13 e confira lista de filmes de terror 
Demi Lovato tem pôster censurado por ‘blasfêmia’ no Reino Unido

- Publicidade -

SINTOMAS E TRATAMENTO 

Em momentos de crise, o indivíduo pode apresentar sintomas de ansiedade intensa e acreditar que uma catástrofe pode acontecer neste dia. “A pessoa pode sentir uma dor no peito, apresentar falta de ar, sudorese e também ter uma reação de paralisação. Ou seja, a pessoa não faz nada porque é uma sexta-feira 13?, acrescenta a especialista em terapia do esquema, neurociências e neuropsicologia. 

Com relação ao tratamento, é indicado que o paciente procure ajuda médica para lidar com as fobias, quando elas impactam no seu cotidiano. “Geralmente, são indicadas as psicoterapias, em especial, a terapia cognitiva comportamental para tratar fobias em geral que causam sofrimento ao paciente. Somente se a fobia da sexta-feira 13 ou do número 13 for muito intensa e atrapalhar a qualidade de vida, a pessoa deve realizar tratamento”, afirma Nina. 

SUPERSTIÇÕES 

- Publicidade -

Segundo as superstições mais conhecidas, as pessoas não devem passar embaixo de escada, quebrar espelho ou mesmo abrir um guarda-chuva dentro de casa sob o risco de ter ainda mais má sorte. Outras crendices como não cruzar com um gato preto, no entanto, impactam em riscos aos felinos, especialmente neste dia. 

LEIA MAIS 
CPF passa a valer como único número de identificação

Compartilhe:
Anthony Teixeira
É jornalista e Analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress