Hoje o artigo será sobre um estilo muito apreciado por aqueles que gostam de uma decoração mais clássica, o estilo americano. Quem nunca pausou uma cena de um filme hollywoodiano quando se deparou com um ambiente que lhe chamou a atenção? Eu tenho o hábito de apreciar cada cantinho dos cenários dos filmes e séries. Confesso que é uma das minhas fontes de inspiração.
A origem do estilo americano está associada ao modo de vida deles. A maneira de como eles vivem e projetam as suas residências prezando sempre pelo conforto e praticidade. Uma das características mais evidentes deste estilo está na presença de ambientes amplos e integrados. Como exemplo a famosa cozinha americana que o mundo todo conhece.
São visíveis o capricho e o apreço que os americanos têm com o lar. Na decoração americana encontramos muitos detalhes, como os puxadores no formato concha, boiserie que são as molduras nas paredes e nas portas de armários, madeiras em diversas tonalidades e a forte presença do branco. Essas características nos ajudam a identificar o estilo.
A presença de amplas janelas e portas contribuem para a entrada de luz e também para integrar com a área externa da casa. A maioria das residências possuem varandas e jardins. Visto isso, há também o cuidado com a paisagem. O cuidado é visível dentro e fora da casa.
As cores que mais recebem destaque são: o branco, tons pastel e o cinza claro. Não é uma regra, depende da região e da preferência de decoração de cada indivíduo.
Na sala encontramos sofás amplos, tapetes, almofadas, puffs e poltronas que são ideais para receber, além de acomodar com conforto a família americana. Cortinas longas, estampadas ou lisas com cores escuras e mais ousadas. Um pouco diferente do Brasil, onde a maioria das pessoas escolhem por cores e tecidos mais leves e claros.
Quando falamos em dormitórios, a presença de uma boa dose de tapetes, roupas de cama completas, cabeceiras acolchoadas, iluminação relaxante e adornos deixam o ambiente bastante aconchegante.
Cozinhas integradas com a sala ganham destaques pelos belos utensílios e eletrodomésticos que ficam a mostra contribuindo com a decoração do ambiente. Mesas amplas, iluminação direta, cadeiras bem desenhadas e vasos com plantas são peças que dão charme ao local.
Os banheiros são amplos como a maioria dos cômodos. Encontramos louças e metais clássicos em determinadas residências mais tradicionais, já aquelas construídas recentes encontramos peças mais modernas.
Com relação aos revestimentos, a madeira, o piso vinílico e o carpete são os mais escolhidos para pisos de casas com estilo americano. Eles remetem a sensação de aconchego e auxiliam no conforto térmico, característica importante em locais com inverno intenso.
Para finalizar, podemos considerar que o estilo passeia entre o clássico e o colonial com muita sofisticação e que transmite a identidade de seus moradores.
Me conta, você gostou deste estilo? Deixe seu comentário. Conecte-se comigo também pelo Instagram ou pelo Facebook @raquelsabbagh.interiores
Um beijo e até breve 😉