Quando o assunto é sala de estar logo vem à cabeça… Um lugar para receber? Antigamente sim, agora nem sempre.
Haviam aquelas salas enormes, de dois a três ambientes das residências antigas, típicas de casa de avó. Era tanto espaço disponível que havia jogo de sofá, mesa de centro, móveis soltos em diversos tamanhos e espaços largos para fluxo interno.
Atualmente as salas não são mais assim, pelo menos para grande parte da população. Elas deixaram de ser destinadas somente a receber. Nela, realizamos diversas atividades além de receber, como ler, assistir TV, ouvir músicas, relaxar, comer e, em alguns casos, até trabalhar.
Visto isso, trago soluções práticas para mobiliar seu espaço para que consiga realizar todas as funções desejadas.
A primeira dica é, otimize os espaços escolhendo os móveis extensíveis. Um aparador que vira mesa, um puff que pode ser usado como mesa lateral entre outros disponíveis. Os famosos “2 em 1” são ideais para o momento de receber como também no dia a dia, após o uso eles se tornam menores, liberando o espaço e deixando-o mais fluido.
Se a planta da sua casa permitir, a proposta para integrar todas as funções em um único espaço é eliminar paredes e criar aberturas. Assim você irá gerar uma área ampla. Mas se esse não for o seu caso, setorize as funções, mas crie uma transição suave entre essas áreas. Um cantinho precisa combinar com o outro. Ou seja, a décor precisa estar em harmonia.
Para criar uma sala multifuncional, os móveis planejados são os mais indicados, já que você poderá, junto com o profissional, criar o móvel de acordo com a necessidade do ambiente.
Aproveitar o espaço é o maior objetivo da sala com diversas funções. Por isso, evite objetos que não serão úteis. Em um ambiente multifuncional, cada item deve ter uma ou mais funções definidas. Eles devem ser essenciais para o funcionamento do espaço.
Para garantir a flexibilidade, opte por móveis leves e que possam ser deslocados com facilidade quando for receber.
Para finalizar, recomendo que a organização esteja presente no ambiente, assim poderá refletir o equilíbrio e conforto que merece.
Me conta, conhece mais alguma dica? Compartilhe! Deixe seu comentário.
Um beijo e até breve 😉