Se você gosta de ambientes neutros, organização, poucos elementos na sua decoração e muita funcionalidade tenho certeza que você vai gostar do estilo minimalista na decoração.
Quem nunca se deparou com a expressão “menos é mais”? Muito usada pelo renomado arquiteto e designer alemão Ludwig Mies van der Rohe que defendia a ideia de que as coisas simples são melhores que as complexas e que o adorno é sempre demasiado.
A seguir vai compreender melhor essa ideia. Mas antes de começar a explicar e dar dicas sobre o estilo vou contar um pouco sobre a sua origem.
No final dos anos de 1950 e início de 1960 em Nova York surgiu o Minimal Art, fazendo referência aos movimentos estéticos, científicos e culturais da época. O cenário era de prosperidade, com alta produção e consumo em massa.
O Minimal Art defendia a retirada de elementos excessivos, sendo a contramão dos movimentos de grandes influências da época, o Pop Art e Expressionismo Abstrato.
Alguns artistas perceberam que os excessos serviam para distrair do principal objetivo da obra, e que essa filosofia poderia ser usada na rotina das pessoas. A partir daí o minimalismo se tornou não apenas uma expressão artística, mas também um estilo de vida.
Na decoração, o design minimalista preza mais pela qualidade do que pela quantidade, recheado por linhas retas e cores sóbrias com forma simples e funcional.
Agora vamos às dicas:
A primeira dica para uma decoração minimalista é desapegar dos itens que não utiliza com frequência, ou que não faz mais sentido para você. Sugiro sempre fazer doação, sigo e admiro a minha mãe que sempre praticou esse lindo hábito. Desapegando você vai ganhar fluidez e amplitude no espaço, além de ajudar a quem precisa.
Segunda dica, quando for escolher um mobiliário ou um item de decoração priorize sempre o famoso “poucos e bons”. Móveis com qualidade evitarão trocas e desperdícios. Quanto ao detalhe especificamente da peça, busque por mobiliários mais retos, monocromáticos, pouca textura, e se houver portas e gavetas escolha sem puxadores.
Materiais como madeira, couro, cobre são encontrados facilmente neste estilo. Com relação as cores, as mais encontradas são: branco, bege, cinza e preto. As tonalidades mais claras em predominância, e as mais escuras em alguns pontos na decoração. Deixando assim, o ambiente mais clean.
A organização é um dos pilares deste movimento, “cada coisa em seu lugar” vai trazer a harmonia do minimalismo, além de facilitar na limpeza diária do ambiente. Deixando-o mais prático. Para mais informações sobre organização indico a Marie Kondo.
Para uma boa iluminação priorize sempre a luz natural, busque por cortinas com tecidos e tons neutros, dê preferência às translucidas para que a luz entre com facilidade.
Ainda sobre iluminação, normalmente ambientes minimalistas são bem claros, sendo assim priorize spots a pendentes. Mas, se houver pendentes que eles sejam mais retilíneos e sem muitos detalhes.
Uma das características deste estilo é a presença da luz focada em móveis ou acessórios. Uma sugestão, que tal uma luz direcionada no item que você adora? Aquela peça assinada ou aquele item que você ama em destaque no ambiente. Dá um clima de exposição de arte não é mesmo?
Outra dica para deixar seu ambiente mais minimalista é optar por móveis funcionais, eles possuem soluções incríveis. Diminuem a quantidade de mobiliário e atendem à demanda. Como exemplo, um puff sendo mesa e também apoio, duas funções em uma peça só.
Para alcançar um resultado visual coerente em um ambiente minimalista ignore qualquer elemento decorativo que não seja realmente útil e funcional. Objetos de decoração como livros, quadros com pinturas abstratas, espelhos e vasos serão bem-vindos.
A utilidade das coisas define o resultado final. O verdadeiro estilo minimalista preza pela limpeza visual, essência funcional e conforto efetivo.
Particularmente gosto muito deste estilo, tanto estético quanto da forma de “ver” a vida. Pesquisando mais sobre ele, vi uma definição muito bonita e que fez bastante sentido pra mim: é acreditar no “Ser” e não no “Ter” e isso aprendi com meus exemplos e modelos de vida, meus amados pais.