A pauta de hoje será sobre a minha profissão : ) Design de Interiores.
Quando inicio uma conversa e comento a minha área de atuação é comum surgir a pergunta ” O que exatamente faz um Designer de Interiores?”. Visto isso, vou esclarecer essa dúvida explicando o que é o Design de Interiores. Consiste na arte de planejar e organizar espaços internos, escolhendo e combinando os diversos elementos de um ambiente, estabelecendo relações estéticas e funcionais, em relação ao que se pretende produzir.
O profissional de Designer de Interiores tem a função de tornar os espaços internos mais agradáveis, harmônicos e funcionais, sempre levando em conta os desejos de cada cliente para que o projeto fique personalizado e atenda às necessidades dos moradores, visitantes ou usuários dos ambientes em questão.
Na hora de decorar o seu espaço, muitas dúvidas podem surgir, a melhor solução é contar com a ajuda de um designer de interiores. Listo abaixo algumas vantagens de contratar o serviço.
Economia de tempo e dinheiro
Por meio de estudo e planejamento, o profissional define com antecedência o que cada local precisa, garantindo assertividade na compra de objetos, materiais e revestimentos. Evitando assim, desperdícios de tempo e dinheiro.
Ergonomia
Há de se pensar nas questões associadas à saúde, ao conforto e a certas necessidades especiais inerentes a cada indivíduo.
Funcionalidade e praticidade
O profissional tem a função de aproveitar melhor o espaço disponível, criando uma disposição inteligente dos móveis e objetos, deixando o espaço ideal para circulação e levando em conta tantos outros aspectos que garantem praticidade e funcionalidade aos ambientes.
Valorização do imóvel
Após uma obra assertiva, provavelmente haverá uma valorização significativa do seu imóvel no mercado, permitindo um maior valor de revenda.
Cada profissional desenvolve seu método, eu trabalho com três tipos de projeto, sendo o Memorial Descritivo, Projeto Executivo e Projeto Completo em 3D.
A criação e concepção do projeto é a mesma para as três opções, o que altera é a forma de apresentação e o investimento. A seguir descrevo o que contém cada modalidade.
Memorial Descritivo
Documento que traz em detalhes tudo que será proposto para um ambiente. Ele informa todos os materiais que estarão presentes, como móveis, acessórios, revestimentos, entre outros. Todos os elementos com descrições, dimensões, sugestão de locais de compra, links de acesso e preços serão expostos em uma apresentação em PDF.
Projeto Executivo
São feitas plantas baixas, cortes e vistas de todos os ambientes, ou seja, são desenhos técnicos contendo todas as informações necessárias para a perfeita execução do projeto.
Nos desenhos há a especificação de todos os materiais indicados (mobiliário, revestimentos, pinturas, etc.), tudo é detalhado de forma técnica e mais complexa. Também são feitos memoriais descritivos de cada ambiente onde constam todos os itens do projeto como produtos decorativos, cores, materiais entre outros.
Esses detalhamentos são necessários para que a obra seja realizada e concluída com perfeição.
Projeto Completo em 3D
Para melhor visualização do projeto executivo, são feitas imagens em 3D. A representação em 3D garante mais fidelidade, uma vez que ele apresenta um excelente nível de detalhamento, sendo possível obter uma visualização aprimorada da forma de como o ambiente ficará após a finalização da obra.
O tempo para a execução dos projetos é muito particular, cada profissional tem seu prazo, mas no meu caso está entre 20 a 40 dias, dependendo da complexidade de cada projeto.
Após a apresentação do projeto, ofereço mais um serviço de acompanhamento de obra. Alguns profissionais da área não atuam nessa esfera, entregando o projeto para outro profissional acompanhar.
O acompanhamento de obra consiste em planejar, criar o cronograma, indicar a equipe de mão de obra, conferir os orçamentos para execução e dar assessoria na compra de mobiliário e objetos de decoração.
Contempla também as visitas do designer a obra com a finalidade de acompanhar e fiscalizar as ocorrências da execução, determinando junto ao cliente e à mão de obra as etapas a serem desenvolvidas de acordo com projeto aprovado.
Com relação ao custo, ainda existe o mito de que contratar um designer de interiores é um investimento muito alto e que está acessível somente para uma pequena parcela da população. Porém, atualmente muitas pessoas já usufruem do serviço, pois ele pode te ajudar a economizar tempo e dinheiro, garantindo um excelente custo-benefício final.
Estou à disposição para te ajudar a escolher o projeto de interiores ideal para você. Conecte-se comigo também pelo Instagram ou pelo Facebook @raquelsabbagh.interiores
Um beijo e até breve 😉