A sensação de conforto em um local é produzida por alguns sentidos, como o tato, por meio das texturas; o visual, pela paleta de cores; e olfativo pelas fragrâncias. Se cada sentido for trabalhado da maneira correta, o resultado será positivo, agradável e convidativo. Como escolher as opções de difusores e suas essências?
O estilo de decoração do morador irá contribuir para definir qual essência será mais adequada para o ambiente. Se a paleta de cores for mais clara, certamente a fragrância ideal será com notas mais frescas e mais leves.
No entanto, se os usuários optam por uma paleta mais escura, com cores sóbrias e mobiliário mais clássico, as fragrâncias mais encorpadas, com notas de especiarias, madeira e couro serão bem-vindas.
Leia também:
Maximalismo: Curiosidades sobre esse estilo exuberante
Dicas e soluções de como decorar uma sala integrada
Para ambientes com estilo romântico uma ótima sugestão são os florais, como a tulipa ou cedro e magnólia.
Existem diversas opções disponíveis para perfumar um ambiente. Para escolher o difusor ideal é importante considerar algumas situações, como a função destinada ao local, a forma de pulverizar a essência, tamanho e ventilação do ambiente.
Função do ambiente x fragrância
As fragrâncias nos ajudam a despertar alguns sentidos conforme as nossas necessidades. Por isso, para dar sensação de relaxamento e calma ao dormitório opte por camomila, lavanda e o bambu.
Normalmente em lavabos e banheiros indica-se o sabonete líquido na mesma fragrância do difusor de varetas. Desta forma, ao lavar as mãos, todo o espaço ficará envolto com o perfume. Sugestões de sabonete líquido e difusor de aromas Alecrim ou Bambu.
Em cozinhas e áreas gourmets normalmente são usadas fragrâncias mais cítricas, como o chá branco, elas ajudam a disfarçar o cheiro de comida.
Já para o cantinho do café é interessante estimular o apetite. Logo, opte pelos aromas de chocolate com laranja ou chocolate com menta, que são deliciosos.
Para as salas as fragrâncias são variadas e existem muitas opções no mercado. As mais comuns são de canela e os frutais como cereja, figo e bergamota. Também vale apostar nos florais amadeirados, como o cedro e magnólia.
Forma de como pulverizar a essência
O difusor de varetas é o mais utilizado pela sua praticidade, pois basta virá-las algumas vezes para atingir o resultado. Esta opção tem melhor desempenho em ambientes de até 20m². Para espaços mais amplos recomenda-se o uso de mais frascos distribuídos em locais estratégicos.
Os difusores elétricos ou umidificadores são indicados para cômodos com cerca de 30m². Assim como os difusores de varetas, para ambientes maiores ou com o pé-direito alto são necessárias mais unidades.
O home spray pode ser usado em qualquer tamanho de ambiente, visto que proporciona uma aromatização intensa, mas por pouco tempo. É ótimo para aqueles locais que necessitam de uma perfumação mais pontual.
Existem também as soluções aquosas indicadas para perfumar os tecidos, muito utilizadas em jogos de cama, almofadas, cortinas, tapetes e toalhas. Esta opção geralmente é usada junto com o difusor de varetas, ou home spray, desde que sejam da mesma fragrância, quando a proposta é deixar o ambiente bem cheiroso.
A escolha da fragrância também deve considerar o clima local. Em cidades mais quentes a busca é por frescor e leveza, sendo indicados os cítricos e o capim limão. Já nas cidades mais frias buscam-se opções mais encorpadas e amadeiradas como a whisky, que dão a sensação de que o ambiente é mais “quente”.