Sinônimo de delicadeza e elegância, o estilo Clássico teve seu início na antiguidade, especificamente com os gregos e os romanos, e ganhou notoriedade durante o movimento renascentista.
O termo Clássico está associado a um modelo, algo que possui valor reconhecido e é atemporal, não estando relacionado às tendências e aos modismos. Afinal, quem nunca ouviu falar que algo é um clássico?
Uma maneira simples e eficaz de explicar e identificar este estilo é transportar nosso pensamento para a moradia dos reis e rainhas. Se você imaginou um castelo, um conto de fadas repleto de adornos e arabescos, chegou no lugar certo. Bem-vindo ao estilo clássico.
A seguir descrevo os principais elementos que compõem esse estilo.
Nos estofados, muito bem representam o estilo clássico o Capitonê e o Botonê. O Capitonê surgiu em 1840 na Inglaterra com o objetivo de agregar valor aos trabalhos manuais. O acolchoado é dividido por pontos feitos com cordões ou fios grossos, que formam saliências quadradas ou retangulares.
VEJA TAMBÉM
Entenda o significado da palavra Criado-mudo e evite usar
Confira revestimento, objeto e cores diversas na décor
Diferente do Capitonê, no Botonê os pontos são marcados por botões e costurados bem fundos, gerando franzidos no tecido. As pregas também formam desenhos geométricos, como quadrados e losangos, e o resultado final é muito parecido com o Capitonê.
Outro item que não pode ficar de fora é o Boiserie, caracterizado por molduras que enfeitam as paredes e portas de um ambiente clássico. Encontramos, também, portas almofadadas, com requadros e frisos; molduras rebuscadas e puxadores metalizados que realmente parecem algo grego ou romano.
Atualmente o Boiserie também é usado em residências com atmosfera mais moderna, mas nesses casos as molduras são simples e retas, sem arabescos ou contornos arredondados.
No mobiliário, são típicas a suntuosidade e a ostentação, com molduras e acabamentos torneados, pedras preciosas, mármores e metais brilhantes.
Tecidos nobres, como o veludo e a seda, são excelentes para compor ambientes clássicos. Para decorar um dormitório, são ideais peças que contenham estampas florais e que façam alusão à natureza, com pássaros e folhagens ilustrados em tons suaves, pois transmitem calma e leveza ao ambiente.
A iluminação é peça fundamental para bem ressaltar todos os detalhes que enfeitam um ambiente clássico.
Por fim, quanto à paleta de cores, algumas tonalidades que se destacam e combinam com o estilo são o dourado, o azul, o rosa e o branco, além das tonalidades de madeira escura, como imbuia, nogueira e mogno.
LEIA MAIS
Conheça a história por traz do blazer e 5 truques de estilo com a peça