Um dos principais processos para execução de um projeto é a reunião de briefing. Sempre pergunto ao cliente qual é a sua cor favorita, tenho observado que grande parte dos entrevistados me respondem que é o AZUL. Confesso que também aprecio um ambiente quando encontro o azul em sua paleta de cores 🙂
Em geral a vontade de usar uma determinada cor na decoração pode estar ligada as sensações produzidas por ela. A Teoria e a Psicologia das Cores sugerem que cada cor nos estimulam de formas diferentes. O azul por exemplo é uma cor que remete serenidade e tranquilidade e também favorece atividades intelectuais. Por esse motivo é muito usada em quartos, salas e espaços utilizados para o home office.
A seguir vou dar sugestões de como encontrar as combinações de cores e quais materiais harmonizam melhor com o azul.
Vamos lá, a premissa número um para encontrar a paleta de cores é se orientar no círculo cromático, escolhendo entre as cores complementares e/ou análogas.
Quando falamos do conceito de cores complementares temos que ter em mente a ideia de trabalhar com cores opostas. Opostas ao azul estão o vermelho, laranja e o amarelo. O Azul é uma cor fria, o laranja e o vermelho por exemplo são cores quentes, essas combinações criam um ambiente alegre e vibrante!
Por outro lado, as cores análogas estão localizadas lado a lado, possuem semelhanças no tom, nuance e contrastes. Ao lado do azul, encontramos o verde e o roxo.
As opções apresentadas trazem beleza e harmonia, oriento escolher a combinação que mais lhe agrada.
Após a definição das cores, o próximo passo será a escolha dos itens. Para dar mais aconchego ao local aposte no azul com móveis de madeira, cestos, vasos de palhas, ou seja, materiais naturais.
Caso seu estilo seja mais moderno, o azul com cinza pode ser uma boa aposta. Mas se quiser ousar com um tom sobre tom, combine diferentes tons de azul. Seja nos móveis, objetos de decoração ou mesmo nas paredes.
Recentemente tive a oportunidade de desenvolver um projeto de interiores. No dormitório do casal, o desejo de ambos era que o ambiente fosse inteiro ou grande parte dele em azul. Então assim foi feito, azul presente nas quatro paredes!
No entanto para que o quarto não ficasse “cansativo”, sugeri trabalhar com duas tonalidades de azul, um bem escuro, “Oceano Profundo” e o outro com algumas tonalidades abaixo da paleta, o belíssimo “Horizonte Azul”. Posso dizer que foi uma combinação perfeita, proporcionando o efeito esperado!
Por conta dos tons escuros das paredes, propus que o mobiliário fosse composto por tons claros, como o branco e o bege. Misturei as duas ideais apresentadas nesse artigo, o conceito de complementar foi representado pelo rosa. O rosa é uma cor quente derivada do vermelho.
No outro sentido, fazendo referência ao conceito de cores análogas utilizei o verde em um dos móveis.
Notem que os dois conceitos foram aplicados, você não precisa se limitar a um único estilo na hora de planejar a sua decoração. Tomando esses cuidados deixe fluir a sua criatividade.
A madeira não podia faltar, já que além de admirarem o estilo clássico, eles também apreciam o rústico.
Compartilho com vocês duas imagens deste projeto que eu me orgulho em ter realizado. Aproveito para agradecer o casal, Léa e Clóvis, que eu gosto muito.
Espero que tenham curtido esse artigo sobre a cor que é queridinha por muitos. Qual é a sua cor preferida? Me conta, vou adorar escrever sobre ela 😉
Se precisar de mais inspiração ou ajuda para o seu ambiente conecte-se comigo também pelo Instagram ou pelo Facebook @raquelsabbagh.interiores
Um beijo e até breve 😉