1 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Decor

Veja 7 dicas e soluções para encontrar a sua cortina ideal

As cortinas têm a função de controlar a luminosidade, garantir a privacidade do ambiente e deixá-lo ainda mais bonito

São diversas as funções, medidas, tecidos, cores e estampas. Acompanhe as soluções para encontrar a peça perfeita para a sua décor.  

As cortinas têm a função de controlar a luminosidade, garantir a privacidade do ambiente e claro, deixá-lo ainda mais bonito e aconchegante. Elas fazem uma verdadeira transformação na casa. Seja no quarto ou até mesmo na cozinha. Acompanhe as dicas.

1. Objetivo 

Na hora da escolha da peça, identifique qual é a finalidade. Qual é o problema que precisa ser resolvido com a cortina? Precisa de privacidade, controle da luminosidade do ambiente ou simplesmente estética? Cada situação pede uma cortina. 

Após identificar a sua necessidade, os próximos passos são definir o tecido, tamanho e estilo. 

2. Como calcular a medida certa da cortina

Para determinar a quantidade de tecido para cada modelo de cortina é fundamental saber a medida da janela. Para quem escolher modelos prontos, o cálculo é simples: some 40 cm à medida da largura da janela e multiplique o total por 2 caso o tecido seja encorpado (linho e algodão) ou por 3, se for leve (voil ou seda).  

 

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM 
Como valorizar o branco no seu estilo de decoração 
Confira 10 dicas de decoração para casa com crianças 

Exemplo: Medida da janela: 4.00m + 20cm (lateral direita) + 20cm (lateral esquerda) = 4.40m x 2 = 8.80m de tecido. É recomendado deixar esses 20 centímetros de sobra para cada lado da janela para evitar claridade indesejada, comprometimento estético da cortina ou ações do vento.

3. Escolha do tecido 

Para aqueles que gostam de mudar a decoração com mais frequência, é recomendado escolher uma cortina mais neutra que combine com diferentes estilos. Ela harmoniza com ambientes onde o visual é clássico ou moderno.

- Publicidade -

Para um cômodo que necessita de conforto e aconchego como um dormitório, busque cortinas de tecidos leves. A Seda ou Linho, tecidos mais nobres, são perfeitos para uma composição clássica para qualquer local, mas principalmente, no quarto de casal. 

Já o tecido Voil, possui um valor mais acessível e também proporciona um charme incrível à decoração.

Caso a limpeza das cortinas seja feita em casa, escolha modelos confeccionados com tecidos 100% sintéticos. Tecidos naturais devem ser lavados somente em lavanderias.
 

4. Cortina blackout

Se a ideia é deixar o ambiente bem escuro, a cortina blackout pode ser uma ótima solução para bloquear a entrada de luz. Além de ajudar a promover o isolamento acústico do ambiente. Para garantir o conforto térmico insira uma tela solar de proteção contra os raios UV na janela.

5. Longa ou curta 

É recomendado escolher sempre a cortina longa, ela dá a sensação de que o pé-direito é mais alto, além de ser mais elegante. As cortinas curtas são recomendadas em alguns casos para quartos de criança, pois podem evitar algum acidente. Nesse caso, prefira as persianas no modelo rolô, romana entre outras. 

Quando o ambiente pede que a cortina seja curta, em virtude de bancada ou móvel abaixo da janela, opte por persianas.

6. A altura da cortina

É comum surgir a dúvida sobre a altura da cortina na parte de cima. Ela deve ir do teto ao chão? Se a diferença entre o teto e a janela for de até 30cm, explore todo o comprimento da parede. Para garantir elegância do alongamento deixe uma sobra de até 4 cm na barra.
 

7. Suporte

O varão é a opção mais simples de instalar a cortina. Além de ser fácil combinar com outros itens do ambiente. Há diversos formatos de ponteiras, escolha a opção que mais combine com a decoração.

Agora que já sabe escolher a sua cortina, boas compras!   

Se precisar de ajuda, entre em contato no @raquelsabbagh.interiores 😉  
 
LEIA MAIS 
Confira dicas de como valorizar ainda mais a sua imagem

Luciana Félix
Supervisora de conteúdo do ACidade ON e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do ACidade ON Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
plugins premium WordPress