O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das principais formas dos estudantes ingressarem no ensino superior, o que deixa muitos deles ansiosos. Para lidar de forma tranquila com a prova que tem 180 questões e redação, há algumas dicas que podem ser aplicadas na rotina de estudos durante o preparo para o exame.
Antes de tudo, é importante que o aluno defina claramente quais são seus objetivos e entenda as características das provas do Enem. Ao estabelecer essas metas, também é recomendado que sejam feitas avaliações periódicas para monitorar o progresso dos estudos. Assim, é possível identificar seus pontos fortes e fracos e concentrar seus esforços nas áreas que precisam de mais atenção.
Entre as regras para se sair bem no Enem, planejar os estudos com antecedência é extremamente importante. Há diversos benefícios em se determinar quando, como e por quanto tempo as diferentes disciplinas, matérias e assuntos serão estudados.
Confira algumas dicas para planejar os estudos para o Enem, destacadas pela diretora pedagógica do Grupo Salta Educação, Christine Lourenço:
1. Aumento da produtividade
Uma forma de render mais nos estudos para o Enem é a partir da organização da rotina em blocos de assuntos com tempo determinado, respeitando um período de pausa entre tarefas. Esse método ajuda no aproveitamento do tempo e na manutenção do foco, já que o cérebro não fica concentrado por um longo período em uma mesma atividade sem ter previsibilidade de término.
Esse método de estudos é muito conhecido como pomodoro, e uma dica para quem pretende aplicá-lo é a de se levantar da cadeira durante os intervalos. A movimentação física melhora a oxigenação cerebral, o que acaba maximizando a atenção focada e o desempenho estudantil.
LEIA TAMBÉM
Virando Bixo 2023 começa com prova de Língua Portuguesa
Unicamp recebe inscrições para o Vestibular 2024 até 31/8
2. Aumento do prazer em estudar
Em vez de criar metas de estudos muito grandes, optar por objetivos menores e mais fáceis de serem atingidos pode ser uma boa estratégia para manter o sistema de recompensa ativado. Com isso, ao concluir as tarefas, o cérebro é capaz de associar o ato de estudar ao prazer em se sentir produtivo.
3. Associação de diversos tipos de aprendizado
Outra dica para aplicar nos estudos para o Enem é fazer com que esse período não se limite apenas à leitura das matérias. Há várias formas de diversificar os métodos de estudos: fazer resumos do conteúdo, escrever mapas mentais, resolver exercícios, ou realizar simulados de provas antigas. Quanto mais diversificadas (e mais ativas) as formas de estudo, melhor será a retenção do conhecimento por parte do estudante.
LEIA MAIS