9 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Educação

O que vai mudar no novo Ensino Médio?

Ministério da Educação propõe aumentar a carga horária de disciplinas básicas

 

 

O Ministério da Educação planeja aumentar a carga horária das disciplinas básicas ou obrigatórias no novo Ensino Médio. A carga horária passará de 1.800 para 2.400 horas. 

A implementação do novo Ensino Médio vem sendo discutida há dois anos, mas tem sido alva de críticas. 

Segundo o governo, a consulta pública indicou uma “posição majoritária de críticas” sobre o tempo destinado à Formação Geral Básica e a necessidade de uma maior clareza em relação aos itinerários formativos, que abrangem as disciplinas optativas. 

Com isso, o MEC definiu as mudanças em: 

– Carga horária destinada às disciplinas básicas obrigatórias de 2.400 horas, podendo haver exceção no caso dos cursos técnicos, estabelecendo mínimo de 2.200 horas; 

- Publicidade -

– Incluir espanhol, arte, educação física, literatura, história, sociologia, filosofia, geografia, química, física, biologia e educação digital entre as disciplinas obrigatórias;

– Reduzir o número de itinerários formativos, que passam a se chamar “percursos de aprofundamento e integração de estudos”.  Que são a parte do ensino médio que pode ser escolhida pelo estudante mediante a oferta de cada rede de ensino, passam a se chamar percursos de aprofundamento e integração de estudos.

Com a dedicação de itinerários formativos, as matérias mudam de cinco para três áreas, podendo escolher entre:

Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza. 

- Publicidade -

Linguagens, Matemática e Ciências Humanas e Sociais.  

Formação Técnica e Profissional.  

 

LEIA TAMBÉM 

Quais novas matérias do novo Ensino Médio? 

O que mudou nas novas regras da ABNT?

O governo ainda planeja uma proposta para reduzir a evasão escolar, principalmente dos mais pobres. 

Já o formato EAD (ensino à distância), o MEC defende a vedação do ensino a distância nas disciplinas obrigatórias e oferta de até 20% no caso de Formação Técnica e Profissional. 

 

LEIA MAIS 

Virando Bixo 2023 começa com prova de Língua Portuguesa

Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress