Se você gosta de cuidados com a pele e é antenado nas redes sociais, provavelmente deve ter visto a nova tendência de skincare que viralizou no Tik Tok: o botox caseiro. Os ingredientes utilizados para o preparo da máscara são simples, apenas linhaça e água.
O passo a passo consiste em deixar a semente ferver até formar uma textura de gel, que será coado e depois aplicado diretamente no rosto. O resultado promete um efeito lifting na pele, como se você tivesse aplicado botox. Mas será que essa técnica funciona mesmo?
Segundo a dermatologista Priscila Bitencourt, não há como a máscara proporcionar o efeito botox, uma vez que tal procedimento estético, feito com a substância toxina botulínica, age na musculatura e não na camada superficial da pele. “Nenhuma substância de aplicação superficial, como uma máscara ou um gel, alcança esse local”, completou.
Porém, Priscila enfatiza que, mesmo sem o efeito lifting, a linhaça pode ser uma grande aliada em outros cuidados com a pele. “A linhaça é rica em ácido linoleico, um componente benéfico para a melhorar a barreira da pele, promover hidratação e ação anti-inflamatória e auxiliar na cicatrização de feridas. Mas vale lembrar que a receita caseira não garante a entrega eficiente desse nutriente para a pele. Quando a substância é manipulada pela indústria, sua eficácia é otimizada”.
A médica ainda alerta que mesmo utilizando produtos naturais, quem opta por receitas caseiras não está imune a irritações e dermatites. Por isso, é recomendável a realização de um teste de sensibilidade na região dos punhos para verificar se o produto não vai causar alergia.
LEIA TAMBÉM
Cabelos saudáveis no verão: confira 7 dicas para cuidar dos fios
Listras: veja como usar a estampa que é tendência para o verão de 2024
É MELHOR COMER A LINHAÇA
A nutricionista Bruna Queiroz conta que os benefícios promovidos pela linhaça podem ser melhor aproveitados na alimentação. De acordo com ela, a semente é uma ótima fonte de ômega 3 e 6, além de ser rica em fibras.
Ao incluir mais fibras na rotina, a sensação de saciedade aumenta (ou seja, a fome diminui) e o intestino passa a trabalhar melhor. Assim, o consumo da linhaça ajuda no processo de emagrecimento. Além disso, adicionar linhaça ao cardápio melhora o colesterol e promove a regularização intestinal.
A profissional também destaca que o alimento é muito utilizado para estratégias nutricionais na menopausa. “A ingestão da linhaça contribui para a redução dos sintomas desse processo, como estresse, calor e lubrificação vaginal”.
*Com supervisão de Marcos Andrade
LEIA MAIS