Marie Curie é um nome que tem evidência no mundo da ciência. Ele faz referência a uma das mentes mais brilhantes da história. Sobretudo, você sabe quem realmente foi essa figura feminina inspiradora e quais foram suas contribuições à humanidade?
Confira abaixo as principais informações sobre a vida e o legado de Marie Curie:
Quem foi Marie Curie?
Marie Curie foi uma cientista física responsável por pesquisas pioneiras sobre radioatividade.
LEIA TAMBÉM
O que é ser loba? Termo se popularizou nas redes e tem origem relacionada a livro
Com que idade as mulheres chegam à menopausa?
Nascida em Maria Salomea Skłodowska, em Varsóvia, em 1867, ela enfrentou diversos desafios até se tornar uma referência no meio físico e químico. De acordo com o artigo da USP (Universidade do Estado de São Paulo) “Marie Curie e a Radioatividade”, ela escolheu estudar a radiação emitida pelos compostos de urânio em seu doutoramento.
Posteriormente, em colaboração com seu marido, Pierre Curie, ela isolou o rádio e o polônio, abrindo novos caminhos para a compreensão da estrutura atômica e transformando o campo da física e da química.
Legado
O trabalho dela não apenas avançou o conhecimento científico, mas também teve um impacto profundo na medicina. Dessa forma, os estudos sobre a radioterapia revolucionou o tratamento do câncer, salvando inúmeras vidas e inspirando gerações futuras de cientistas a explorar os benefícios da radiação neste campo.
Assim, entre as suas realizações, estão a conquista de dois Prêmios Nobel: um, em 1911, em química e o outro, em 1903, em Física.