Katie McCabe já fez história na Copa do Mundo Feminina 2023. Nesta quarta-feira (26), a jogadora da Irlanda marcou um gol olímpico em uma partida contra o Canadá, aos 3 minutos e 37 segundos.
Esse não é apenas o primeiro gol olímpico da competição, como também o primeiro da Irlanda no Mundial. Com esse feito, a seleção ainda foi o time que abriu o placar mais rápido até o momento.
Aos 27 anos de idade, Katie é a capitã mais jovem da história da seleção irlandesa e atua no Arsenal, clube da Superliga Feminina inglesa. Quando ainda era adolescente, ela ganhou o título da Liga Nacional Feminina da Irlanda duas vezes e a Copa Feminina FAI três vezes com o Raheny United.
Em 2015, assinou o contrato com o Arsenal, com quem já ganhou a FA Cup Feminina em 2016 e o título da liga FA WSL de 2018. O jornal britânico The Guardian chegou a nomeá-la como “o rosto indiscutível do futebol feminino irlandês”.
LEIA TAMBÉM
Entenda as acusações contra o técnico da Zâmbia na Copa Feminina
Copa do Mundo Feminina: Nova Zelândia perde na abertura da segunda rodada
O QUE É UM GOL OLÍMPICO?
No futebol, o gol olímpico é aquele marcado diretamente através de uma cobrança de escanteio. Ele é considerado um gol raro por ter um ângulo de visão difícil para os jogadores, o que o faz depender de um efeito na bola.
O International Board autorizou o gol olímpico em 1924. Muitos consideram que a primeira marcação de escanteio do tipo foi feita pelo atacante argentino Cesáreo Onzari, neste mesmo ano. O gol foi chamado de olímpico como uma forma dos torcedores argentinos ironizarem a seleção uruguaia, rival da partida, já que ela foi a vencedora das Olimpíadas de Paris de 1924.
LEIA MAIS
Por que proibir celular em sala de aula? Países adotam medida