O Governo do Catar anunciou, nesta sexta-feira (18), a dois dias do início da Copa do Mundo, que vai mudar a regra sobre venda de bebida alcoólica no entorno dos estádios que vão sediar o Mundial.
Anteriormente, o acordo entre o governo local e a Fifa(Federação Internacional de Futebol), previa a venda de cerveja em tendas próximas às arenas que vão receber os jogos. Os postos funcionariam três horas antes e uma hora depois de cada partida. A informação foi publicada pelo jornal americano The New York Times.
LEIA MAIS
Confira os países que já levantaram o troféu da Copa
Copa: Confira sete jogos para ficar de olho na fase de grupos
INSATISFAÇÃO DE PATROCINADORES
Entre os principais patrocinadores do Mundial está a Budweiser, cerveja oficial da Copa do Mundo. A empresa não gostou das mudanças e o principal ponto de insatisfação é que a decisão só foi anunciada às vésperas do início do torneio. A mudança na legislação teria partido da Família Real do Catar.
Após o anúncio, representantes da Budweiser e da Fifa conversam sobre o tema. Torcedores que foram ao Catar tinham a informação de que a venda de bebidas alcoólicas estaria liberada no entorno dos estádios.
A empresa não se pronunciou oficialmente sobre a questão, mas publicou um tuíte dizendo “Bom, isso é embaraçoso…”, mas a mensagem foi apagada logo em seguida.
Em seu site oficial, a Fifa publicou um comunicado em que diz:
“Depois de discussões entre as autoridades locais e a Fifa, foi decidido que a venda de bebidas alcoólicas será restrita à Fifa Fan Festival e a outros lugares licenciados destinados aos fãs, retirando os pontos de venda de cerveja do perímetro dos estádios da Copa do Mundo de 2022. Não haverá impacto na venda de Bud Zero, que vai continuar disponível em todos os estádios do Qatar”, afirma a nota.
“As autoridades do país sede e a Fifa vão continuar garantindo que os estádios e o seu entorno tenham uma área divertida, respeitosa e prazerosa para todos os torcedores. A organização do torneio aprecia a compreensão da InBev e o suporte contínuo ao nosso objetivo de atender a todos durante a Copa de 2022”, conclui o comunicado.
Com a mudança na regra, as cervejas poderão ser vendidas em espaços oficiais da Fifa, como as Fan Fest e as áreas Vips do estádio. O valor de um copo de 500 ml será de, aproximadamente, R$ 75.
CATAR E BEBIDAS ALCOÓLICAS
O Catar é um país muçulmano, religião que não permite o consumo de bebidas alcoólicas. Para receber a Copa do Mundo, a legislação foi flexibilizada, permitindo a venda de cerveja em áreas próximas aos estádios em dias de jogos.
Os turistas só vão poder consumir álcool nas áreas oficiais da Fifa e em bares de hotéis com licença para o consumo, já que é proibido comprar ou consumir bebidas alcoólicas fora de estabelecimentos específicos e autorizados no país sede do Mundial.
LEIA TAMBÉM
Mais de mil jogos têm suspeita de manipulação de resultados em 2022