Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar prendeu nesta quinta-feira (17) três homens suspeitos de executarem os jovens encontrados em rios de Santa Rita do Sapucaí, nos últimos dias, em um suposto “tribunal do crime”. Eles seriam integrantes da organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).
Participaram de uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (18), em Pouso Alegre, o delegado da cidade, Dr. Renato Gavião, o major da Polícia Militar, Andreilson Josué dos Santos, e a delegada titular de Santa Rita do Sapucaí, Dra. Laís Veiga Caetano Pires. Na ocasião, eles explicaram que foram cumpridos mais de 10 mandados de busca e apreensão e que 32 policiais participaram da operação.
Segundo as autoridades, os líderes da facção na cidade de Santa Rita do Sapucaí executaram Ederson dos Santos Chagas, de 29 anos, Umberto de Oliveira dos Santos Neto, de 17, e ainda uma terceira vítima, de 18 anos, que ainda não teve o corpo encontrado. Uma das vítimas tinha dívida de drogas e seria integrante da facção e os outros dois, foram mortos por estarem realizando pequenos furtos nas áreas de influência do PCC na cidade.
Sobre os áudios que circulam nas redes sociais, eles afirmaram que não são de integrantes da facção e foram feitos por um morador assustado com os boatos na cidade. As autoridades informaram ainda que não há mais pessoas desaparecidas em Santa Rita do Sapucaí. De acordo com a delegada Laís, os suspeitos presos são maiores de idade e um deles foi detido em flagrante, por tráfico de drogas, na região Pedreira.
LEIA TAMBÉM
Segundo corpo encontrado em rio de Santa Rita do Sapucaí é identificado
Corpo de homem encontrado no Rio Sapucaí é identificado
“O principal suspeito que está preso, seria o líder do PCC na cidade e exercia a função de disciplina, um dos cargos dentro da facção. Além de comandar o tráfico de drogas na cidade. Ele tentava manter os bairros onde eles atuavam em ordem. Não queriam roubos, brigas, porque isso atrai a atenção da polícia. Duas dessas vítimas desagradaram esse líder e aconteceram as mortes”. Ainda segundo a delegada, há seis meses existem investigações contra a facção criminosa no município.
As autoridades afirmaram que a região não é comandada pelo PCC, apenas alguns integrantes da quadrilha, que resultaram nos crimes. Seriam apenas casos isolados.
Corpos identificados
A Polícia Civil identificou na noite desta quarta-feira (16) o segundo corpo achado em rios de Santa Rita do Sapucaí. Segundo a investigação, a vítima seria Umberto de Oliveira dos Santos Neto, de 17 anos. O adolescente e mais dois homens estavam desaparecidos há cerca de uma semana na cidade. Na segunda-feira (14), o corpo de Ederson dos Santos Chagas, de 29 anos, já havia sido identificado pelos policiais.
O segundo cadáver estava no Rio Esmeril, afluente do Rio Santa Rita, próximo à ponte do Rennó, e foi localizado na terça-feira (15). Já o primeiro, foi encontrado na tarde de sábado (12), preso em galhos, no Rio Sapucaí. O terceiro jovem ainda não foi encontrado, mas a polícia informou que já há informações a serem apuradas.
LEIA MAIS
Após discussão, homem coloca fogo na casa da namorada em Poços de Caldas