Nesta quarta-feira (15), a Willians anunciou a renovação de Alexander Albon para 2025. Com a renovação, o piloto tailandês foi o nono piloto confirmado para 2025. Das 20 vagas de pilotos para o ano que vem, nove delas já estão preenchidas. Ainda há indefinição para 11 cadeiras no grid, o que pode dar espaço para a renovação de contratos ou apostas em jovens talentos.
Pilotos Confirmados para 2025
Red Bull – Max Verstappen e Indefinido
Mercedes – George Russel e Indefinido
McLaren – Lando Norris e Oscar Piastri
Ferrari – Charles Leclerc e Lewis Hamilton
Aston Martin – Fernando Alonso e Indefinido
Willians – Alexander Albon e Indefinido
Sauber – Nico Hülkenberg e Indefinido
Alpine – Indefinido e Indefinido
Reacing Bulls – Indefinido e Indefinido
Hass – Indefinido e Indefinido
F1: Bearman, Antonelli e Lawson: o que esperar do futuro da categoria?
Com as 11 vagas em aberto, resta a dúvida para saber como as equipes vão se comportar no próximo ano. Se irão optar pela renovação de seus quadros ou investir nos jovens talentos.
Oliver Bearman: com apenas 19 anos, o piloto de F2 (Fórmula 2), da Perma, substituiu Carlos Sainz na F1 (Fórmula 1) desse ano, quando o piloto da Ferrari ficou de fora da corrida por conta de um apêndice. Bearman fez uma boa prova, deixando o carro do espanhol na sétima colocação e pontuando na sua primeira corrida na Fórmula 1.
Andreia Kimi Antonelli: o piloto, italiano, de 17 anos, é companheiro de Bearman, na Parma, equipe de Fórmula 2. Ele é piloto júnior da Mercedes e pode concorrer a uma vaga como parceiro de George Russell para 2025. A vaga também é almejada por Mick Schumacher, filho de Michael Schumacher, que já teve oportunidade a bordo da Hass e não mostrou o desempenho esperado. Ele é piloto de testes da equipe alemã e deve concorrer a vaga na equipe ou até mesmo um espaço na Alpine.
Liam Lawson: aos 22 anos, o piloto da Nova Zelândia correu fórmula 2 nos anos de 2020 e 2021, e mais tarde foi piloto de testes da AlphaTauri (Hoje, Reacing Bulls). Ele pode ficar com uma vaga na equipe, ou mesmo beliscar uma vaga na francesa Alpine.
Jack Doohan: aos 21 anos, o piloto é reserva da Alpine e pode conseguir algum espaço no grid em 2025, seja na equipe francesa ou em outras equipes que tenham vagas disponíveis.
Felipe Drugovich: aos 23 anos, o brasileiro também é da nova geração, campeão da fórmula 2 em 2022 e desde 2023 é o piloto de testes da Aston Martin. O que impede a entrada dele no grid em 2025, é a provável renovação de Lance Stroll com a Aston Martin. Mesmo não estando confirmado no grid a renovação dele deve ser impulsionada por Laurence Stroll, seu pai e dono da equipe. Caso deixe a Aston Martin, ele pode concorrer a uma vaga em outras equipes.
Precisam mostrar serviço
Os pilotos que têm contrato até o fim desse ano, precisam mostrar serviço para convencer suas equipes que merecem permanecer em seus cargos.
Quem cumpre tabela, é o espanhol Carlos Sainz. Ele deixará a Ferrari, no fim desse ano, para dar lugar a Lewis Hamilton. O corredor é especulado na RBR para ser parceiro de Max Verstappen em 2025. Tudo dependerá de como ficará a situação do mexicano Sérgio Perez, que quer a renovação com sua equipe.
Na Alpine, nem Esteban Ocon, nem Pierre Gasly estão assegurados para o ano que vem. O carro da equipe é o pior do grid o que pode complicar a situação dos pilotos.
Na Sauber, a vaga é de companheiro do experiente Nico Hülkenberg, que deixará a Hass no final desse ano para pilotar a Sauber no próximo ano.
Na Reacing Buls, nem Yuki Tsunoda, nem Daniel Ricardo tem contrato para 2025, no caso de Riccardo a situação piora, pois o piloto tem acumulado resultados ruins desde que deixou a Renault em direção a McLaren de lá para cá pouco mostrou sendo demitido equipe e migrando para AlphaTauri (atual Reacing Bulls). A expectativa é que os dois pilotos sejam trocados.
Na Mercedes, o nome favorito é de Kimi Antônelli, mas Mick Schumacher também é candidato a ser segundo piloto de George Russel.
Na Willians, com a renovação de Alexander Albon, quem precisa mostrar serviço é Logan Sargeant, que tem batido muito o carro e causando prejuízos para equipe, com isso, a expectativa é que ele seja substituído para 2025.
*TEXTO SOB SUPERVISÃO DE RAFAELA VIVEIROS
LEIA MAIS
Caso menino Miguel: Justiça diminui indenização da família