Nem deu para respirar e a F1 (Fórmula 1) já está de volta, após o GP (Grande Prêmio) da Emilia Romagna, vencido por Max Verstappen. A categoria se dirige para Mônaco, sendo uma das corridas mais tradicionais do calendário.
Conhecido por ser um circuito de rua e estreito, o GP de Mônaco não permite margem para erros. Os muros costumam ser cruéis com os pilotos que abusam da proximidade nas curvas. Outra característica são as difíceis ultrapassagens, que tornam a corrida mais disputada em estratégias do que propriamente na pista.
Por isso, fazer a pole position e entrar no box no momento certo é tão importante quando se trata de Mônaco. As atividades na pista começam nesta sexta-feira (24), com as duas sessões de treinos livres. A terceira sessão e a classificação acontecem no sábado (25). O domingo (26) é reservado para a corrida. Confira os horários abaixo:
Sexta-feira (24)
- Treino Livre 1: 08h30 às 09h30
- Treino Livre 2: 12h às 13h
Sábado (25)
- Treino Livre 3: 07h30 às 08h30
- Classificação: 11h às 12h
Domingo (26)
- Corrida: 10h
Corre em Casa
Segundo no campeonato de pilotos, Charles Leclerc corre em casa. O monegasco tem histórico de azar nas ruas de seu país desde que entrou para a Fórmula 1. O piloto acumula resultados ruins quando a corrida é disputada em Mônaco. Confira:
- 2018: 18º colocado com a Sauber
- 2019: DNF com a Ferrari. O piloto teve um furo no pneu, trocou, mas abandonou a prova na volta 18.
- 2020: Devido à pandemia, a corrida não foi realizada.
- 2021: DNF. Após fazer a pole no sábado, o piloto não correu por problemas na caixa de câmbio.
- 2022: 4º colocado. O piloto fez novamente a pole position, mas acabou fora do pódio por conta da estratégia de box da equipe.
- 2023: 6º colocado. Com muitas paradas no box devido à chuva, o piloto ficou apenas na sexta colocação.
Neste ano, a missão de Leclerc é vencer em sua casa, mas para isso, terá que superar a RBR de Max Verstappen e as McLaren de Lando Norris e Oscar Piastri.
Para ficar de olho
Falando em pilotos da McLaren, a equipe se mostrou competitiva na última corrida, inclusive, andando bem próximo da RBR. Todos sabem que o circuito de Mônaco tem mais curvas e é mais lento, além das condições climáticas que podem tornar os resultados imprevisíveis.
Em via de regra, o que deve acontecer é uma boa disputa entre McLaren e RBR pela ponta. Com a melhora da equipe inglesa, os holofotes se voltam para a italiana Ferrari, segunda colocada no campeonato, que assiste à melhora da rival. A diferença entre as equipes é de apenas 28 pontos.
No campeonato de pilotos, com exceção de Max Verstappen, que sobra na ponta, a disputa promete ser acirrada. 20 pontos separam o vice Leclerc do quinto colocado, seu companheiro Carlos Sainz. Confira:
- Max Verstappen – RBR – 161 pontos
- Charles Leclerc – Ferrari – 113 pontos
- Sergio Pérez – RBR – 107 pontos
- Lando Norris – McLaren – 101 pontos
- Carlos Sainz – Ferrari – 93 pontos
Onde assistir ao Grande Prêmio de Mônaco?
- Treino Livre 1: BandSports
- Treino Livre 2: BandSports
- Treino Livre 3: BandSports
- Classificação: TV Band
- Corrida: TV Band