13 de dezembro de 2024
- Publicidade -
EP Esporte

Pelé ganha homenagem de cartunistas em homenagem virtual

mais de 100 cartuns feitos por artistas como Mauricio de Sousa, Aroeira, Ziraldo, Laerte e Jal, entre outros.

 

O Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento, Pelé, que morreu no último dia 29 de dezembro, ganhou uma exposição virtual com caricaturas e homenagens feitas pelos principais artistas brasileiros. São mais de 100 cartuns assinados por nomes como Mauricio de Sousa, Aroeira, Ziraldo, Laerte e Jal, entre outros. Clique aqui para ver a exposição

Uma das personalidades mais conhecidas, reverenciadas e retratadas no mundo, Pelé reconhecia a proximidade entre o que desempenhava em campo com o mundo da arte. 

  

 

LEIA MAIS 

CBF repudia uso do uniforme da seleção em atos golpistas

Ídolo do Vasco, Roberto Dinamite morre aos 68 anos de idade

- Publicidade -

 

“Um dia, já profissional e com um nome no Santos, ouvi um locutor dizer no rádio que eu desenhava bem as jogadas, os dribles e, principalmente, os gols. Então, de certa forma, cheguei à conclusão de que também sei desenhar. Só que com os pés. Isso só demonstra que as artes do futebol e do traço estão próximas. E que as caricaturas e charges que aparecem na imprensa, antes e depois dos jogos, são parte do espetáculo do futebol. Sem elas, ficaria tudo muito menos alegre e emocionante”, escreveu Pelé na abertura do livro Gol de Bico Brasil nas Copas, de Jal e Gualberto Costa. 

DRIBLES E SOCOS NO AR 

- Publicidade -

Nos trabalhos apresentados no site, Pelé é retratado como rei ou dando os seus conhecidos dribles e socos no ar, que era a maneira como o jogador sempre comemorava um gol.

Há também desenhos que o retratam beijando a bola ou no céu, acompanhado por mensagens de agradecimento pelo que ele fez nos campos de futebol. “O Edson se foi, mas o Pelé é eterno”, ilustra um dos cartuns em homenagem ao ex-jogador.

A mostra em homenagem a Pelé continua recebendo trabalhos e não tem data para ser encerrada. “A história do futebol passa pelas mãos desses cartunistas, e Pelé é um dos mais homenageados pelos artistas nesse esporte que é paixão dos brasileiros”, disse o curador da mostra, o cartunista José Alberto Lovetro, o Jal.

O mineiro Edson Arantes do Nascimento morreu no dia 29 de dezembro de 2022, em São Paulo, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon.  

LEIA TAMBÉM 

Massagem pode ser uma poderosa aliada dos corredores

 

 

Compartilhe:
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress