A geração que nasceu e cresceu nas décadas de 70 e 80, com certeza, vivenciaram o auge dos soldados de plásticos, aquelas miniaturas coloridas que nos renderam horas e horas de diversão. Nem preciso dizer que as crianças dessa geração adoraram ver esses bonequinhos em ação em Toy Story (eu, por exemplo).
Por isso, não é de se espantar que Toy Soldiers, jopgo em que nos leva para o universo da guerra entre bonequinhos, agradou tanto. A primeira versão do jogo foi lançada pela Signal Studios e Accelerated Games em 2016, para PC e consoles, sendo muito bem aceita, recebendo, inclusive, DLCs.
Em 2020, o estúdio resolveu relançar esse clássico. Toy Soldiers HD foi relançado, totalmente remasterizado e aprimorado e com todas as atualizações, para PC, PlayStation 4 e Xbox One. Mas faltava a versão para Nintendo Switch, que ficou prevista para outubro de 2021.
Mas, infelizmente, essa versão atrasou muito. Ela só foi efetivamente chegar às mãos dos usuários de Nintendo Switch em janeiro de 2023. E, mesmo assim, sua chegada foi discreta. Toy Soldiers HD chegou a eShop, a loja online da Big N, de surpresa e bem quietinha. Para quem não conhece, vale a pena conferir o trailer.
Como mencionei antes, em Toy Soldiers HD, somos levados ao mundo dos soldadinhos de plástico que se enfrentam pelo controle do território, que lembra muito uma caixa de brinquedos. Mas, ao mesmo tempo em que estamos nessa parte lúdica, também somos levados a uma aula de história.
Isso porque Toy Soldiers é inspirado na 1ª Guerra Mundial, por isso temos a oportunidade de lutarmos grandes batalhas do primeiro conflito mundial. Vale destacar que não se trata de grandes combates, como vemos em alguns jogos, mas uma versão menos ampla.
A mecânica é bem simples: vamos defender a nossa caixa de brinquedos contra ataques dos exércitos inimigos e, para isso, vamos poder construir torres de metralhadora, pontos de artilharia, usar aviões etc. A parte mais marcantes do jogo é que ele oferece uma visão estratégica, onde vemos o jogo de cima, o que facilita a construção das nossas defesas, e uma visão tática, em primeira pessoa, onde podemos atirar e controlar as nossas unidades.
Essas características estão bem presentes na versão para Nintendo Switch, que consegue manter a essência do jogo, com muita qualidade. Um ponto que pode ser bem interessante se formos comparar a versão da Big N com a de outros controles, é a função touch, que dá uma versatilidade e uma agilidade a mais.
Há contudo, dois pontos que merecem destaque. A primeira é o som do jogo, que é bem legal e dinâmica, mas, justamente por ser um console híbrido, ficou um pouco comprometido (parece mais fraco e menos imponente, principalmente com as armas de grosso calibre).
Outro ponto que precisa ser levado em conta é o tamanho da tela e dos soldados. Em alguns momentos, os inimigos estão muito longe, sendo apenas pontinhos, o que se torna um problema. Na tela do Switch, quase não conseguimos identificar nada, lembrando uma massa em movimento. Apenas quando eles estão bem perto é que conseguimos agir melhor e identificar os alvos.
Contudo, se o seu Nintendo Switch for da versão que pode se conectar com as TVs, isso é facilmente remediável. Basta conectar na sua televisão, que tudo fica fácil.
Na prática, o jogo não é muito longo (parece que ele possui cerca de 25 horas jogáveis), então acaba sendo uma opção bem divertida. Infelizmente, quando testei, não consegui jogar online com ninguém. Por ser um jogo recém lançado, é até explicável, mas não deixa de ser um pouco frustrante. Mas faz parte, não é mesmo?
Um ponto importante e eu gosto sempre de destacar isso é o idioma. Toy Soldiers HD está com textos em português, o que facilita muito e é sempre um diferencial. Confira nosso gameplay: