18 de setembro de 2024
- Publicidade -
EP Esporte

Por que o futebol olímpico tem muito acréscimo?

Partidas parecem intermináveis e têm tido longos acréscimos, com tempos parecidos ao de prorrogação; veja o motivo

Gabi Portilho jogadora da seleção brasileira (Foto: Redes Sociais)

A seleção brasileira de futebol feminino enfrenta, nesta terça-feira (06), a seleção da Espanha. A partida, válida pela semifinal dos Jogos Olímpicos de Paris, marca o reencontro entre as equipes que estavam no mesmo grupo na primeira fase. No primeiro confronto, o Brasil saiu derrotado por 2 a 0 e ainda teve Marta, sua principal jogadora, expulsa. Ela ergueu demais o pé em uma disputa de bola e acertou a cabeça da jogadora espanhola. (veja abaixo o motivo de tanto acréscimo nas olímpiadas).

Mesmo sem a atleta, o Brasil avançou à semifinal após eliminar a França por 1 a 0, nas quartas de final, mas o que chamou a atenção foi o tempo de acréscimo concedido pela árbitra norte-americana, Tori Penso.

Mas essa não foi a única partida em que os acréscimos intermináveis chamaram a atenção, o tempo extra excessivo, com mais de 10 minutos, tem sido uma característica marcante do futebol nas Olimpíadas de Paris, tanto no masculino quanto no feminino. O que chama a atenção é que, na maioria dos jogos, não há ocorrências que justifiquem tantos minutos acrescidos.

Por que o futebol olímpico tem muito acréscimo?

A recomendação de dar acréscimos maiores vem da Fifa. A entidade argumenta que a orientação se vale das cinco substituições por equipe. Os acréscimos maiores começaram a aparecer nas competições internacionais durante a Copa do Mundo de 2022, no Catar, e da Copa do Mundo Feminina, em 2023, disputada na Austrália e na Nova Zelândia.

O Brasil soma 91 minutos em acréscimos durante as quatro partidas nas Olimpíadas de Paris. A minutagem alta das partidas causa um desgaste físico ainda maior nas atletas.

A decisão da Fifa tem desagradado muitas seleções e gerado polêmica nas redes sociais. Inclusive, a árbitra de Brasil e França, que deu quase 19 minutos de acréscimo no segundo tempo, precisou fechar os comentários de suas publicações no Instagram por causa das ofensas que recebeu dos brasileiros. Mas, ao que parece, as entidades não se importaram com as críticas e os acréscimos longos devem se tornar padrão nas principais competições mundiais.

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -

Qual salário do LeBron James?

Quantos anéis da NBA tem o Kevin Durant?

Por que Marta não joga contra a Espanha?

A jogadora brasileira foi expulsa na partida contra a Espanha pela fase de grupos. Ela cumpriu suspensão contra a França, mas o TAS (Tribunal Arbitral do Esporte) entendeu que a jogada da expulsão foi muito forte e puniu a jogadora com dois jogos de “gancho”. O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) até tentou recorrer da decisão para liberar Marta para a partida desta terça, mas o recurso foi negado e a jogadora é desfalque para a disputa da semifinal.

- Publicidade -

LEIA MAIS

Por onde anda Rita Guedes?

Compartilhe:
Leonardo Otranto, com supervisão da redação
Leonardo Otranto nascido em Campinas e cursa jornalismo. Está em sua segunda passagem pelo Grupo EP, tendo adquirido experiência na central de Apuração da EPTV, no acidade on Campinas e atualmente, atua como estagiário no portal Tudo EP.
- Publicidade -
plugins premium WordPress