O goleiro Wojciech Tomasz Szczesny anunciou nesta quarta-feira (27) sua aposentadoria do futebol. O atleta, de 34 anos, nasceu em Varsóvia, na Polônia, e construiu sua carreira na principal liga do mundo, a Premier League, da Inglaterra. O bom desempenho o levou a se tornar titular na seleção polonesa. A aposentadoria foi considerada precoce, dado o bom rendimento do jogador. Veja quais clubes ele defendeu.
Quais times o goleiro Szczesny jogou?
Ele iniciou sua carreira profissional em 2009, no Arsenal, mas desde 2006 fazia parte das categorias de base do gigante inglês. O atleta permaneceu no clube até 2017, atuando em 181 partidas. Ele ainda passou por empréstimo pelo Brentford, entre 2009 e 2010, e pela Roma, entre 2015 e 2017.
Após sua atuação no Campeonato Italiano, ele despertou o interesse da Juventus, que adquiriu o atleta em 2017. Ele permaneceu na Juve até o anúncio de sua aposentadoria.
Pela seleção, começou a ser convocado para as categorias de base entre 2007 e 2012. Na equipe principal, foi chamado de 2009 a 2024. Sua última grande competição foi a Eurocopa deste ano, onde a seleção polonesa, em um grupo difícil com Áustria, França e Holanda, terminou na última colocação, somando apenas um ponto em um empate com os franceses.
O anúncio da aposentadoria veio após o goleiro Szczesny ser dispensado pela Juventus e ficar sem clube por duas semanas.
LEIA TAMBÉM
Descubra onde assistir às Paralimpíadas 2024
Quantos anos tem Juan Izquierdo?
Goleiros Históricos
Taffarel: defendeu a seleção brasileira na copas de 1990, 1994 e 1998. Em 94, foi responsável por defender o pênalti de Daniele Massaro na final, sendo um dos principais nomes do tetracampeonato mundial. Em 1998, em outra decisão por pênalti, na semifinal contra a Holanda, voltou a brilhar ao defender as cobranças de Philip Cocu e Ronald De Boer.
Gilmar: defendeu o Brasil nas conquistas das Copas do Mundo de 1958 e 1962, sendo um dos grandes destaques do time, que ainda tinha Pelé na lista.
Rogério Ceni: o atleta fez história no São Paulo. Além de goleiro, Ceni foi um exelente batedor de faltas e pênaltis. Conhecido como “goleiro artilheiro” teve mais de 100 gols marcados na carreira e foi campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes em 2005. Rogério também teve importantes passagens na seleção brasileira, sendo reserva de Marcos no pentacampeonato, em 2002.
Cássio: o que mais vezes defendeu o gol do Corinthians esteve presente nas maiores conquistas da equipe. Em 2012, foi destaque por sua atuação na campanha da conquista da Libertadores e, posteriormente, do Mundial de Clubes.
Marcos: conhecido como “São Marcos”, foi o grande herói do Palmeiras, sendo pegador de pênaltis e um verdadeiro paredão alviverde. Pela seleção brasileira, o goleiro foi campeão do mundo em 2002.
Victor: atuando pelo atlético mineiro em 2013, o atleta defendeu a meta atleticana na conquista heróica da Libertadores, defendendo cobranças de pênaltis com os pés.
Dida: vestiu a camisa da seleção nas olimpíadas de 1996 e nas Copas de 1998, 2002 e 2006, também teve uma boa atuação pelo Corinthians, Grêmio e Internacional, além do Milan.
LEIA MAIS