Falta pouco para os Jogos Olímpicos de Paris. A competição espera receber cerca de 10,5 mil atletas em 32 modalidades esportivas, com a inclusão do breakdance (dança esportiva) e da canoagem slalom extremo como novidades entre as disputas.
Com os jogos de 2024, Paris terá sido sede das Olimpíadas por três vezes (1900, 1924 e 2024), a única com o feito ao lado de Londres (1908, 1948, 2012).
Quando começam as Olimpíadas de 2024?
Os jogos serão realizados oficialmente de 26 de julho, data da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris, a 11 de agosto, data da cerimônia de encerramento.
Porém, três esportes irão começar antes. São eles: rugby, futebol e handebol. No dia 24 de julho os jogos de rugby e futebol começam a ser disputados, e no dia 25 de julho iniciam as competições de handebol.
No primeiro semestre, será disputada uma série de Pré-Olímpicos, competições qualificatórias para Paris.
O Presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Paulo Wanderley, afirma que está confiante em um bom desempenho do nosso país.
“Nossa meta dentro do COB é sempre a superação dos resultados anteriores. Esse é o nosso principal objetivo, seja em número de medalhas, participações em finais, aumento da quantidade de modalidades e de atletas com chances de resultados”, conclui ele.
LEIA TAMBÉM
Quais os maiores salários do esporte mundial? Veja ranking
Basquete feminino começa corrida por vaga nas Olimpíadas
Quantos e quais esportes estão nos Jogos Olímpicos de Paris?
Os Jogos Olímpicos de 2024 terão 48 modalidades e 32 esportes. Confira quais são eles:
- aquáticos (natação competitiva, artística, maratona aquática, saltos ornamentais e polo aquático);
- tiro com arco;
- atletismo;
- badminton;
- basquete e basquete 3×3;
- boxe;
- breaking;
- canoagem de velocidade e slalom;
- ciclismo (BMX freestyle, BMX Racing, de estrada e de pista);
- hipismo (adestramento, salto e concurso completo);
- esgrima;
- futebol;
- golfe;
- ginástica artística, rítmica e de trampolim;
- handebol;
- hóquei;
- judô;
- pentatlo moderno;
- remo;
- rugby e rugby sevens;
- vela;
- tiro esportivo;
- skate;
- escalada esportiva;
- surfe;
- tênis;
- tênis de mesa;
- taekwondo;
- triatlo;
- vôlei de quadra e de praia;
- levantamento de peso;
- luta greco-romana e estilo livre.
Novidades
Uma das novidades neste ano é a inclusão do Breaking na lista de esportes olímpicos. Serão 32 atletas competindo por medalhas, sendo 16 B-Girls e 16 B-Boys. As disputas serão em batalhas individuais, nas quais os atletas precisam realizar uma combinação de movimentos de forma improvisada em sincronia com a música de um DJ.
A canoagem slalom extremo também entra na lista de inovações. No esporte, quatro embarcações disputam para ver quem termina o trajeto mais rápido. A modalidade vinha recebendo cada vez mais adeptos e, por isso, foi escolhida para entrar nesta edição dos Jogos Olímpicos. Muitos atletas que praticam outras categorias da canoagem competem também no slalom extremo.
Além disso, pela primeira vez na história, a cerimônia de abertura dos jogos não será feita em um estádio. O presidente francês, Emmanuel Macron, em uma entrevista ao jornal L’ Equipe, afirma que a abertura acontecerá sobre o Sena, rio que corta o país.
LEIA MAIS
Novo técnico do Corinthians vira meme ao chegar a SP acompanhado de sua sogra