O Brasil, do técnico Dorival Júnior, realizou na manhã desta sexta-feira (23) a convocação para as partidas das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Os atletas terão dois jogos: o primeiro está marcado para 06/09, contra o Equador, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR). A segunda partida será contra o Paraguai, no Defensores del Chaco, em Assunção.
A situação da seleção na competição não é boa: são seis jogos disputados, com duas vitórias, um empate e três derrotas, totalizando sete pontos e apenas a sexta colocação na classificação. A liderança é ocupada pela Argentina, que tem 15 pontos com cinco vitórias e uma derrota. Confira quem Dorival convocou.
Quem Dorival Júnior convocou para eliminatórias?
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr), Ederson (Manchester City)
- Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Borussia), Guilherme Arana (Atlético-MG), Wendel (Porto)
- Zagueiros: Beraldo (PSG), Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG)
- Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), João Gomes (Wolverhampton), Paquetá (West Ham)
- Atacantes: Rodrygo (Real Madrid), Endrick (Real Madrid), Estêvão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo), Pedro (Flamengo), Savinho (Manchester City), Vinícius Junior (Real Madrid)
Essa será a primeira vez que a seleção entrará em campo após a eliminação nas quartas de final da Copa América. Em julho, o Brasil perdeu para o Uruguai nos pênaltis e se despediu precocemente da competição.
LEIA TAMBÉM
Quais os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil?
Como está o Izquierdo? Saiba estado de saúde do jogador
Títulos do treinador
- Série B – Vasco, 2009
O primeiro título de expressão do atual técnico da seleção Brasileira foi há 15 anos, quando conquistou a Série B pelo Vasco, em 2009. O clube carioca fez 76 pontos, desbancando Guarani e Ceará, que lutavam ponto a ponto pela conquista da competição. O campeonato foi a única conquista do treinador em competições de pontos corridos.
- Copa do Brasil – Santos, 2010
Um dos destaques da carreira de Dorival Júnior foi o Santos de 2010. O time, que contava com o surgimento de Paulo Henrique Ganso e Neymar, foi campeão Paulista e da Copa do Brasil, único do Alvinegro Praiano na competição. O Peixe bateu o Vitória na final por 2 a 0 (casa) e 1 a 2 (fora).
Apesar de não ter tido um bom retrospecto no Campeonato Brasileiro daquele ano, terminando em oitavo lugar, o time do Santos de 2010 está na memória dos torcedores.
- Recopa Sul-americana – Internacional, 2011
Dorival chegou no Internacional para substituir Paulo Roberto Falcão, que havia conquistado a Copa Libertadores da América em 2010. O atual técnico da seleção conquistou sua primeira Recopa Sulamericana após bater o Independiente da Argentina pelo placar de 3 a 1, no Beira-Rio. O Colorado havia perdido o jogo da ida, sob o comando de Osmar Loss, por 2 a 1, em Avellaneda (Argentina).
- Copa do Brasil e Libertadores – Flamengo, 2022
Após o título da Recopa Sul-Americana, Dorival Júnior voltou a ser campeão com um grande time brasileiro só em 2022, quando assumiu o Flamengo. Pelo Rubro-Negro, ele conquistou uma Copa do Brasil, em cima do Corinthians, e uma Libertadores, derrotando o Athletico Paranaense na final.
- Copa do Brasil – São Paulo, 2023
No fim de 2022, o Flamengo decidiu dispensar Dorival Júnior para contratar o português Vitor Pereira. Para o azar da diretoria do clube carioca, o destino reservou o banco do São Paulo para o treinador, que foi campeão da Copa do Brasil com o Tricolor Paulista, batendo justamente o Rubro-Negro na final. Foi a primeira conquista do São Paulo no tornei, única das grandes taças que o time do Morumbi ainda não tinha levantado.
LEIA MAIS
‘De Volta Aos 15’: Joel ou Fabrício, com quem Anita fica no final?