Em um momento de luto devido à inesperada morte de Walewska, a seleção brasileira feminina de vôlei sofreu a primeira derrota no Pré-Olímpico em Tóquio, no Japão. Durante a madrugada desta sexta-feira (22), a equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães foi superada pela Turquia, considerada uma das favoritas da competição, com um placar de 3 sets a 0 e parciais de 25/21, 29/27 e 25/19.
Apesar da derrota, o Brasil permanece na terceira posição da tabela, agora com uma distância maior em relação à líder Turquia. A equipe nacional acumula 11 pontos, enquanto o time turco possui 15. O anfitrião Japão, que ainda irá jogar nesta sexta-feira, possui 12 pontos e tem a chance de ultrapassar a Turquia na tabela.
Apesar dessa derrota, a seleção ainda mantém o controle sobre seu destino, dependendo apenas de si mesma para buscar a classificação olímpica e garantir sua participação nos Jogos de Paris-2024. No Pré-Olímpico, somente os dois primeiros colocados avançarão. O Brasil terá um confronto direto com o Japão, e as japonesas ainda terão que enfrentar a equipe turca.
É importante mencionar que a partida desta sexta-feira foi profundamente marcada pela atmosfera de luto devido à trágica morte de Walewska, campeã olímpica nos Jogos de Pequim-2008. A jogadora, com 43 anos de idade, faleceu de forma súbita na noite de quinta-feira, embora a causa da morte ainda não tenha sido confirmada pela família.
LEIA TAMBÉM
Walewska: Veja o que se sabe sobre a morte da campeã olímpica
Matheus Bueno fala sobre importância do Guarani se impor contra o CRB
A seleção entrou em quadra contra a Turquia visivelmente abalada pela triste notícia, demonstrando seu pesar ao entrar de mãos dadas e exibir fitas e faixas em seus braços em homenagem à ex-jogadora da seleção. Houve também um minuto de silêncio antes do início do jogo.
No primeiro set, o Brasil mostrou resiliência e fez uma boa apresentação, apesar da superioridade da Turquia. Entretanto, a queda de desempenho aconteceu gradualmente. Gabi foi o destaque brasileiro, contribuindo com 14 pontos, enquanto Rosamaria anotou 10. A maior pontuadora da partida foi Teresa Vargas, da Turquia, com 19 pontos, enquanto Eda Erdem Dündar também fez uma importante contribuição com 16 pontos.
A seleção feminina voltará à quadra na madrugada deste sábado, às 4 horas (horário de Brasília), para enfrentar a Bélgica. No domingo, na rodada final, o adversário será o anfitrião Japão, em uma partida que pode definir a classificação do Brasil para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.