14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
EP Esporte

STJD pune Santos com 8 jogos de portões fechados e perda de mando

Partida contra o Goiás, pelo Brasileirão, no próximo domingo, permanecerá na Vila Belmiro, porém os próximos jogos serão longe do estádio santista

 

STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) impôs uma punição rigorosa ao Santos devido aos incidentes ocorridos durante o clássico contra o Corinthians, na Vila Belmiro, em 21 de julho, pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, torcedores lançaram fogos de artifício em direção ao goleiro corintiano Cássio e posteriormente contra os próprios jogadores, repetindo acontecimentos de 2022. Como resultado, o clube foi condenado a oito jogos com portões fechados, além da perda do mando de campo e uma multa de R$ 80 mil. Cabe ressaltar que a equipe santista pode recorrer da decisão. 

O clube foi indicado nos parágrafos I e III do artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): ‘deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir,” que abrange “desordem em su praça.” Já o parágrafo terceiro enfatiza os “lançamentos de objetos no campo de disputa.” 

O julgamento na 5ª Comissão Disciplinar do STJD estava concluído com os oito jogos com portões fechados e a multa em dinheiro proclamados, quando o advogado do Santos, Marcelo Mendes, resolveu questionar a contagem, dizendo que a pena deveria ser por seis jogos, e levou uma invertida, agravando ainda mais a situação. 

O presidente da Comissão Disciplinar, Otacílio Araújo, resolveu então mudar sua designação e também definiu a perda de mandos, significando que o clube terá de jogar a 150 quilômetros da Vila Belmiro. “Então o Santos ficou, por maioria, a oito jogos com portões fechados e perda de mando, vencido o Dr. Vanderson, que aplicava seis jogos com portões fechados e Dra. Alessandra que aplicava seis jogos com portões fechados. E, por unanimidade, punido com R$ 80 mil de multas, esclarecido?”, afirmou.  

 

LEIA TAMBÉM 

- Publicidade -

Luxemburgo registra pior aproveitamento desde o rebaixamento 

Van der Sar, goleiro da Holanda na Copa de 98, sofre AVC

 

O jogo com o Goiás, no domingo, pelo Brasileirão, permanece na Vila Belmiro, mas as partidas seguintes, contra Botafogo, Athletico-PR, Grêmio, Cruzeiro, Vasco e Red Bull Bragantino terão de ser longe de Santos. O clube já havia cumprido a primeira partida com portões fechados diante do Flamengo e promete recorrer para tentar reduzir a pena e, ao mesmo tempo, derrubar a perda de mandos para atuar em casa.

- Publicidade -
Compartilhe:
Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress