O WhatsApp liberou a opção de login utilizando chaves de acesso, deixando para trás as senhas tradicionais, que muitas vezes são esquecidas ou facilmente roubadas.
A proposta do WhatsApp é eliminar a necessidade de senhas e, em vez disso, permitir que os usuários escolham entre métodos alternativos de autenticação, como reconhecimento facial, leitura da impressão digital ou um simples PIN numérico.
No entanto, por ora, a inovação está disponível apenas para os usuários do WhatsApp no sistema operacional Android. O recurso passou com sucesso pela fase Beta nas últimas semanas e, de acordo com a empresa, a liberação desses métodos de acesso ocorrerá gradualmente, entre as próximas semanas e meses.
LEIA TAMBÉM
Netflix pode aumentar o preço de sua assinatura sem anúncios essa semana; entenda
Apple tem multa de R$ 100 milhões anulada pela justiça de São Paulo; entenda
Segundo o WhatsApp, em breve, a novidade também será disponibilizada para iPhone, embora ainda não haja uma data exata de lançamento.
GIGANTES DA TECNOLOGIA ADOTAM NOVAS MEDIDAS DE AUTENTICAÇÃO
O WhatsApp não está sozinho nessa missão de eliminar as senhas tradicionais. Outras gigantes da tecnologia, como Meta, Google e Microsoft, também estão adotando medidas para mudar a maneira como as identidades são confirmadas em dispositivos móveis e computadores.
Até mesmo aplicativos específicos do setor, como o gerenciador de senhas 1Password, estão experimentando novos mecanismo. A motivação é a preocupação com a segurança dos usuários, dadas as práticas comuns de uso de senhas repetidas ou fáceis e o constante vazamento de dados.
LEIA MAIS
O que acontece se Bolsonaro for condenado de novo?