O Google anunciou a inclusão de uma tecnologia de inteligência artificial no Android destinada a combater golpes financeiros.
De acordo com o Google, a ferramenta será opcional e virá desativada por padrão. Ainda não foi especificado qual modelo de IA será utilizado, mas os candidatos mais prováveis são o Gemini 1.5 Flash ou o Gemini 1.0 Nano.
LEIA MAIS
Veja tudo que precisa saber para carregar o celular corretamente
Uber amplia serviços no Brasil com Uber Health e Uber Green
Como funciona o sistema de alerta de golpes?
O sistema apresentado durante o evento Google I/O, nos Estados Unidos, é capaz de escutar o conteúdo das ligações e alertar o usuário caso detecte padrões de esquemas fraudulentos. Todo o processamento é realizado diretamente no smartphone, garantindo que a conversa não seja enviada para os servidores do Google.
Esta funcionalidade visa proteger os desavisados contra práticas comuns de golpistas. Como, por exemplo, o sistema foi projetado para lembrar aos usuários que bancos legítimos não pedem transferências urgentes ou pagamentos via cartões de presente, nem solicitam informações pessoais como senhas ou PINs.
Na apresentação, o executivo do Google demonstrou a novidade ao receber uma ligação fictícia. Na chamada, um suposto representante bancário solicitou a transferência de fundos para uma conta secundária alegando motivos de segurança. Imediatamente, um alerta apareceu na tela do smartphone, indicando a possível fraude.
Ainda sem data para lançar
O Google não detalhou quando a nova ferramenta estará disponível nem se funcionará em português do Brasil. A empresa prometeu divulgar mais informações ao longo do ano.
LEIA TAMBÉM