15 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Construção de usina em Fortaleza pode prejudicar cabos de internet? Entenda

Local de possível construção da usina de dessalinização é conhecido como praia do futuro e possui cabos que correspondem a aproximadamente 90% do tráfego de internet do Brasil

O governo do Ceará anunciou o projeto de uma usina de dessalinização que transformará água do mar em água potável, aumentando em 12% a oferta de água na região metropolitana de Fortaleza. O principal problema é que o local escolhido para a construção da usina pode interferir diretamente em 17 cabos de fibra ótica, de oito empresas, que passam no local chamado de “praia do futuro“. 

Por conta desse possível problema, a Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) confirmou que haverá modificações no perímetro de construção do projeto, incluindo a mudança do ponto de captação da água para uma área a mais de 500 metros de onde passam os cabos de fibra ótica.  

 

 

VEJA TAMBÉM 

Vai virar rede social? Youtube testa mudanças no app

Google Assistente ganha IA do Bard no Android e iOS

- Publicidade -

 

Essa medida está em análise pela Anatel, que informou à imprensa que os ajustes apresentados podem tornar o convívio viável entre os dois projetos.   

Já a associação de operadoras TelComp, junto com a Conexis (associação que inclui a Claro, a Vivo, a Tim, a Oi, a Algar Telecom e a Sercomtel) também se manifestaram sobre o projeto.  

- Publicidade -

A TelComp diz que o novo projeto não garante que as construções não colidirão e que a escolha da construção da usina na praia do futuro é “infeliz, inoportuna e inapropriada“, a associação ainda salienta que “existem locais mais adequados e seguros para a instalação” .

Já a Conexis comentou que a companhia “manifesta preocupação com os riscos apontados pela área técnica da Anatel“. 

VEJA MAIS 

Quando sai a terceira temporada de Lupin da Netflix?

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress