Uma parceria entre Dell, Intel e Fundação Amazônia Sustentável (FAS) está transformando a realidade das comunidades ribeirinhas da região da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Amapá, no interior do estado do Amazonas.
O Solar Community Hub, localizado na comunidade Boa Esperança, que fica a 350 quilômetros de Manaus, tem proporcionado serviços essenciais, como conectividade, educação ambiental e empregabilidade, para cerca de 1,6 mil pessoas.
Além de beneficiar a comunidade local, outras dez comunidades ribeirinhas, incluindo aldeias indígenas dos povos Mura, Tenharim e Apurinã, também são contempladas pelo projeto.
LEIA TAMBÉM
Saiba como participar do HackTown For Startups deste ano
Empresa chinesa anuncia novos óculos de realidade virtual para competir com Apple
O Solar Community Hub é movido totalmente por meio de energia solar, segundo as empresas. A unidade promove atividades de sensibilização ambiental, especialmente voltadas para o público infantil, sobre a importância da conservação da biodiversidade.
O Hub oferece ainda serviços de saúde via telemedicina e capacitação de agentes comunitários de saúde. Com a coleta e filtragem da água da chuva, o centro fornece acesso à água potável para os moradores locais.
Além de educação, capacitação e saúde, o Solar Community Hub também realiza atividades de monitoramento socioambiental. A FAS utiliza geotecnologia e capacitação de jovens lideranças para monitorar desmatamento, focos de calor, produção agrícola e uso da madeira na região. Os dados coletados orientam a gestão e o manejo dos recursos naturais.
A iniciativa recebe apoio da Computer Aid International, do governo do estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e da Prefeitura de Manicoré.
LEIA MAIS
Governo revela detalhes do programa que pretende ajudar famílias endividadas