26 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Google revela IAs de imagens e vídeos e nova Era do Gemini

Assistente que descreve objetos, robô que cria vídeos e IA que planeja sua rotina e faz buscas complexas foram apresentados no Google I/O 2024

Assistente que descreve objetos, robô que cria vídeos e IA que planeja sua rotina e faz buscas complexas foram apresentados no Google I/O 2024 (Foto: Reprodução)

Um dia após o lançamento do GPT-4o pela OpenAI, um novo modelo destinado ao ChatGPT e seus aplicativos parceiros, o Google revelou suas inovações no evento mundial Google I/O 2024, que prometem uma experiência mais ágil ao ouvir, conversar e descrever objetos para os usuários.

O evento, realizado nesta terça-feira (14) em São Francisco, Califórnia, trouxe uma série de novidades importantes no campo da tecnologia, com foco especial em inteligência artificial (IA), além de apresentar atualizações importantes para o sistema Android, o ecossistema Gemini e outras ferramentas da gigante da tecnologia

“The Gemini Era”: avanços no ecossistema Gemini

O evento começou enfatizando a importância do “The Gemini Era”, referindo-se ao chatbot Gemini do Google e todas as inovações associadas a ele. O objetivo é proporcionar a todos os usuários as funcionalidades do Gemini de maneira mais eficiente.

Entre as novidades está o Ask Photos – Gemini no Google Fotos, que integra as plataformas para facilitar a busca de imagens por comandos de texto. Também o Gemini no Gmail, com aprimoramentos no Gmail com IA, permitindo pesquisar mensagens específicas e melhorar as respostas rápidas.

Também o Gemini no Google Meet, com reconhecimento e destaque dos melhores momentos das reuniões, além do Gemini no Google Planilhas, que será a futura integração da IA para análise de dados e respostas a perguntas dos usuários.

Projeto Astra: assistência virtual e descrição de objetos

O Projeto Astra foi apresentado como uma das grandes inovações do Google I/O 2024. Trata-se de um assistente pessoal com IA que utiliza câmera e comandos de voz para interações avançadas.

- Publicidade -

Durante a demonstração, foi possível ver sua capacidade de identificar objetos e responder a perguntas de forma inteligente, tanto por meio de câmeras de smartphones quanto de óculos inteligentes da empresa.

LEIA TAMBÉM

Aplicativo ‘Meu Futuro Filho: Cosplay IA’ é criticado por usuários; veja se vale a pena

- Publicidade -

Acabou o namoro? Veja como apagar fotos do ex com IA

Outros Anúncios e Destaques

Além dos pontos principais mencionados, o evento também apresentou outras novidades interessantes. Uma delas é o Imagen 3, modelo de IA generativa para criação de imagens fotorrealistas a partir de comandos de texto. Também o Veo, IA generativa para criação de vídeos a partir de instruções textuais, inicialmente integrada ao Google VideoFX. E o Music AI Sandbox, nova ferramenta do YouTube para criação de música com IA.

Android: segurança e eficiência ampliadas

No que diz respeito ao sistema operacional Android, o Google anunciou a integração de recursos do Gemini Nano, visando aprimorar a segurança dos usuários.

Uma das funcionalidades destacadas foi a capacidade de analisar áudios em ligações para detectar possíveis golpes, fortalecendo a confiança dos usuários nas plataformas da empresa.

Vale lembrar que algumas das novidades ainda não está disponível e a nova versão do Gemini, que estava em fase de teste, está liberada a partir de hoje nos Estados Unidos, com planos de ampliar a disponibilidade para outros países até o final do ano, visando atingir um bilhão de usuários.

Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress