O Instagram começou a experimentar um novo mecanismo que exibe anúncios por alguns segundos antes de permitir a visualização de outras publicações no feed. Esse recurso, conhecido como “ad break”, foi identificado por alguns usuários nos últimos dias, com queixas registradas tanto no X quanto no Reddit.
Ao rolar pelo feed, um anúncio aparece com uma notificação que indica um intervalo comercial e um contador de tempo, geralmente entre três e cinco segundos.
Durante esse período, os usuários não conseguem pular o anúncio, de forma semelhante à publicidade inicial no YouTube para quem não possui assinatura Premium. Após o término do tempo estipulado, o Instagram libera o acesso à próxima publicação.
LEIA MAIS
Deslizar para curtir: Threads libera recurso parecido com o Tinder
ChatGPT: veja 9 opções de GPTs grátis para você testar
Meta confirma teste para anúncios
A Meta, proprietária do Instagram, Facebook e WhatsApp, explicou ao site TechCrunch que frequentemente testa novos recursos para agregar valor aos anunciantes.
A empresa afirmou que os intervalos comerciais são uma nova forma de exibir anúncios na plataforma e que, em alguns momentos, pode ser necessário visualizar um anúncio antes de continuar navegando.
Ainda não está claro se esses testes estão ocorrendo globalmente ou em quais seções do Instagram os anúncios são exibidos. A maioria dos relatos até o momento vem de usuários com o aplicativo configurado em inglês, sugerindo que a experiência está sendo realizada em algumas regiões específicas.
Não há informações sobre a possibilidade de desativar o intervalo comercial no aplicativo, mas a existência de um possível pacote premium, similar ao YouTube, poderia ser uma opção no futuro.
LEIA TAMBÉM