20 de abril de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Instagram: usuários já podem limitar conteúdo político no feed

Rede social permite personalização, restringindo postagens sobre política e temas sociais; atualização ainda está sendo disponibilizada

tela do instagram
Saiba como ativar ou desativar nova função (Foto: Instagram)

O Instagram, juntamente com o Threads, pertencentes à Meta, implementou uma nova função de personalização de conteúdo. Agora, os usuários têm a opção de reduzir a presença de temas políticos em suas plataformas.

Uma atualização recente nos aplicativos incluiu um novo filtro opcional nas configurações, permitindo limitar a exibição de “tópicos sociais ou políticos” – dentro do conteúdo sugerido pelo algoritmo.

Com isso, é possível receber menos recomendações sobre esse tema em espaços como a aba Explorar, nos Reels e nas sugestões do feed. Segundo o comunicado inicial da Meta, a intenção é diminuir a frequência de postagens políticas no feed para aqueles usuários que optarem por não visualizá-las.

Embora anunciado oficialmente em fevereiro deste ano, o recurso só começou a ser amplamente disponibilizado nos últimos dias. A atualização ainda não está disponível para todos os usuários, mas em breve deverá ser uma opção global.

LEIA MAIS

Avanço da IA traz problemas para o Google e Facebook

Bug do Instagram desconecta sozinho; veja como resolver

- Publicidade -

Como o Instagram faz esse filtro

De acordo com o comunicado da empresa, um conteúdo é considerado desse tema quando menciona “governos, eleições ou tópicos sociais que afetam um grupo de pessoas e/ou a sociedade em geral” – uma categoria ampla que pode resultar em falsos positivos.

A introdução desse filtro gerou debates entre os usuários. Enquanto alguns comemoraram a adição da limitação, outros acreditam que essa opção pode esconder conteúdos importantes ou irregulares – que deveriam ser retirados do ar pela moderação das plataformas em vez de apenas menos recomendados.

Como ativar ou desativar a opção

Por padrão, essa opção aparece ativada para alguns usuários, que precisam desativá-la no aplicativo para liberar o tema novamente.

- Publicidade -

Para desativar o botão siga os passos:

  1. Acesse seu perfil;
  2. Entre no menu no canto superior direto;
  3. Acesse “Configurações e Privacidade” depois “Conteúdo Sugerido” ou “Preferências de Conteúdo”.
  4. A mesma alteração também é aplicada ao Threads.

É importante ressaltar que essa personalização não afeta a quantidade de postagens políticas recebidas das contas que já são seguidas.

LEIA TAMBÉM

Redes sociais para menores de 14 anos: especialistas comentam os riscos

- Publicidade -
plugins premium WordPress