12 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Inteligência Artificial: conheça 6 novas áreas profissionais

Segundo a previsão do Fórum Econômico Mundial, cerca de 97 milhões de novos empregos serão criados na área de IA nos próximos anos

 

Apesar das preocupações sobre o futuro do mercado de trabalho com a chegada da Inteligência Artificial (IA), especialistas afirmam que a tecnologia também pode ser uma excelente oportunidade de emprego e deve ser incorporada à vida profissional.

Em reportagem à BBC, alguns especialistas na área destacaram que a IA está, de fato, gerando mais empregos do que destruindo. O Fórum Econômico Mundial prevê que a revolução robótica criará 97 milhões de novos empregos.

O desafio está em saber como se especializar dentro das profissões para aproveitar as novas oportunidades. Segundo o que os especialistas disseram à BBC, a chave para se preparar é a familiarização com a tecnologia. 

  

LEIA TAMBÉM 
 
Threads amplia busca por palavra-chave para mais países 

Avanços e desafios em IA, segurança cibernética e liderança foram os destaques da semana 

- Publicidade -

 

Confira seis áreas de atuação para atuar com inteligência artificial na visão dos especialistas: 


1. Engenheiro de prompt
 

O engenheiro de prompts é responsável por criar instruções para ferramentas de IA. Essa profissão foi destacada pelo Fórum Econômico Mundial como um dos três empregos novos e emergentes e é considerada uma área interessante na IA generativa, conforme o Business Insider.

- Publicidade -

Apesar de não exigir um diploma em engenharia da computação, muitas ofertas de emprego requerem conhecimento de programação em Python e TensorFlow, além de experiência em aprendizado de máquina.

Alguns especialistas têm dúvidas sobre o futuro da engenharia de prompts e veem que poderá se tornar uma habilidade competitiva a longo prazo. 

2. Especialista em Automação de Processos Robóticos (RPA) 

O Especialista em Automação de Processos Robóticos (RPA) lida com sistemas de software que automatizam tarefas repetitivas e manuais em empresas. Para ingressar nessa área, é possível fazer graduações relacionadas à programação e, principalmente, buscar especializações em RPA.

Empresas como a Microsoft destacam que a adoção do RPA pode impulsionar a produtividade, automatizando uma variedade de tarefas, desde a transferência de dados até o gerenciamento de estoque, resultando em benefícios significativos para os negócios.
 


3. Especialista em Processamento de Linguagem Natural (PLN) 

O Especialista em Processamento de Linguagem Natural (PLN) é um profissional que domina modelos linguísticos e colabora no processamento de linguagem. Geralmente, eles possuem uma licenciatura em Filologia, Linguística ou Tradução, e especializações em PLN ou um mestrado em Linguística Computacional.

A Linguística Computacional, um campo interdisciplinar, traduz a linguagem para máquinas, envolvendo não apenas cientistas de dados e desenvolvedores de software, mas também especialistas de áreas humanísticas como Filosofia e Psicologia. 

4. Pesquisador de IA 

O pesquisador de IA desempenha um o papel de encontrar maneiras de utilizar a IA para resolver desafios organizacionais. Esses profissionais são especializados em analisar grandes conjuntos de dados e transformar insights em planos para desenvolver novas tecnologias de IA.

Além de habilidades técnicas, eles devem possuir habilidades interpessoais, como inteligência emocional e pensamento crítico, essenciais para o brainstorming de novas abordagens.

De acordo com os especialistas, um pesquisador de IA deve ter conhecimento em engenharia de software, estatística e negócios, o que resulta em um perfil completo e para melhorar as operações de uma empresa. 

5. Auditor de Algoritmos 

O Auditor de Algoritmos é responsável por analisar algoritmos em sistemas ou aplicativos para garantir que não contenham preconceitos discriminatórios com base em fatores como gênero, raça e idade. Essa função requer tanto conhecimento técnico em desenvolvimento de software e informática quanto uma compreensão ética e humanística.

Os auditores de algoritmos trabalham em colaboração com cientistas de dados para revisar regularmente os algoritmos, assegurando que sejam transparentes, justos e explicáveis, e oferecem recomendações para tornar os modelos mais éticos e compreensíveis para a sociedade. 

 

6. Especialista em Ética e Direito com conhecimento em IA 

O Especialista em Ética e Direito com conhecimento em IA desempenha um papel fundamental na integração responsável da IA em diversas áreas. Eles aconselham sobre questões éticas e legais relacionadas à IA abordando preocupações como privacidade, violação de direitos de propriedade intelectual e uso indevido da tecnologia.

Além disso, conectam dois mundos jurídicos distintos: o Direito Comercial, que inclui a propriedade intelectual, e o Direito Penal e da Cibersegurança. Essa expertise é essencial para garantir que a IA seja desenvolvida e utilizada de maneira ética e legal, abrindo novos campos de atuação no Direito que abordam o impacto da IA na sociedade. 

 

 

LEIA MAIS 
 
Barbie vai ficar disponível no streaming; veja onde assistir

Compartilhe:
Anthony Teixeira
É jornalista e Analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress