14 de dezembro de 2024
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Gameplay

Novo DLC de Humankind corrigiu uma deficiência do jogo

Cultures of Oceania, que chega nesta semana, foca na parte marítima do game, com novas civilizações e mecânicas; melhorias também foram implementadas

Humakind é, atualmente, o melhor e mais completo jogo de estratégia em turnos, com foco no desenvolvimento da humanidade. Contudo, ele possuía uma deficiência que, mesmo não comprometendo o andamento do jogo, limitava-o: a parte marítima. 

É verdade que, conforme evoluímos de Era em Era, ganhávamos diversas opções de embarcações e navios, que desempenham um papel importante no andamento do jogo, principalmente para encontrarmos outras civilizações em outros continentes, aprimorando e desenvolvendo nossas relações internacionais. 

Para falar a verdade, não havia muita necessidade de fazer isso, sendo completamente possível vencer o jogo sem precisar se jogar no mar. Dificilmente o jogador ia entrar em grandes campanhas marítimas, que fossem capazes de desequilibrar o andamento do jogo. Confesso que, desde que comecei a jogar Humakind, nunca realizei uma grande ação marítima, como um ataque contra uma nação em um outro continente ou uma medida para controlar os oceanos.  

Então, o mais comum é você ocupar um ou dois continentes, talvez algumas ilhas, e ficar administrando tudo, travando alguma guerra local, até vencer (ou ser derrotado).

Só que a nova expansão que está sendo lançada nesta semana mudou completamente essa realidade, corrigindo de forma muito eficaz essa deficiência do jogo. O DLC Cultures of Oceania está chegando amanhã (11) e traz seis novas Culturas (sete na verdade), seis novas Maravilhas, sete Povos Independentes e 15 Eventos Narrativos. Confira o trailer de lançamento. 

A grande sacada do DLC é que eles aprimoraram completamente a parte marítima, que agora passa a ter um papel extremamente estratégico para o jogo. Por exemplo, os navios da 3ª Era em diante estão mais rápidos e poderosos; alguns tipos de embarcação sofrem menos dano ficando em alto mar; e o alcance de ataque dos barcos ficou maior, podendo influenciar os combates em terra (ou seja, dá para travar batalhas na costa, contando com a ajuda de sua frota naval). 

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Mas, para mim, o grande trunfo são as novas mecânicas nas rotas marítimas do comércio. Com essa nova implementação, é possível interferir no tráfego marítimo. Por exemplo, se você está com problemas de recursos, você pode ocupar uma rota marítima de comércio e desviar parte dos recursos que transitam por lá para você; ou, então, se você está sofrendo com uma nação inimiga, você pode bloquear as rotas de acesso, prejudicando o abastecimento dele. Isso é muito legal!! 

Por isso que a escolha das Culturas foi muito bacana, pois eles valorizaram os povos da Oceania, que, historicamente falando, foram os primeiros precursores da navegação. Eles são os Pama-Nyungan (1ª Era), Polinésios (2ª Era), Rapa Nui (3ª Era), Mori (4ª Era), Havaianos (5ª Era) e Neozelandeses (6ª Era). Só que, como disse, na verdade são sete Culturas.

Isso mesmo, Cultures of Oceania traz uma sétima Cultura, totalmente grátis, que traz ainda mais diversão às nossas expansões marítimas: Os Piratas do Caribe! Isso mesmo, Jack Sparrow chega em Humankind (isso é uma ironia, tá? O personagem não chega não, mas seria bem legal um evento no futuro com ele). Os corsários entram como uma nova Cultura, disponível na 4ª Era, que foca, justamente, nessa parte de assaltos marítimos, desvio de recursos etc. 

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As seis novas maravilhas são Uluu, Lagoa de Aitutaki, Cordilheira Bungle Bungle, Vulcão de Whakaari, Palácio Real de Papeete e Observatório de Mauna Kea. Infelizmente, não apareceram elas para mim no gameplay, mas, com certeza, devem focar na parte marítima. 

Vale fazer uma rápida menção aos novos distritos e as unidades, que chegam para aprimorar a jogabilidade, também puxando para a relação com os rios e mares. Temos, por exemplos, distritos agrários que são beneficiados por estarem em rios e unidades bem legais, com um bom poder ofensivo e defensivo. 

Por fim, como todos os DLCs, tivemos melhorias na jogabilidade de uma forma geral, com o aprimoramento na parte do comércio (que permite comprar mais de um produto de uma vez) e a produção de unidades com recursos limitados (agora, se você não tem todo recurso necessário, você pode construir uma unidade mesmo assim, mas precisará pagar mais caro por ela). 

O DLC, como todo Humankind, está com textos e legendas em português-BR e, no Steam e Epic Store, está com desconto de 10% até 21 de setembro. Confira o gameplay. 

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