O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou o bloqueio de contas da Starlink Holding no Brasil, do bilionário Elon Musk. A ação tem o objetivo de garantir o pagamento de multas aplicadas pela Justiça brasileiro contra o X, antigo Twitter, que não tem mais representantes no país.
Do mesmo dono do X, a Starlink é um braço da SpaceX, companhia de exploração espacial de Elon Musk. Por sua vez, a empresa trabalha para lançar e formar uma “constelação” de satélites a fim de levar conexão de internet a áreas remotas.
Internet da Starlink ainda vai funcionar no Brasil?
Apesar da briga entre o STF e o X, a Starlink tem autorização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para operar no Brasil até 2027.
LEIA TAMBÉM
Como usar VPN para acessar o X, antigo Twitter?
Instagram lança novos recursos de textos para Reels, Stories e posts
X vai sair do Brasil?
O ministro Alexandre de Moraes do STF deu 24 horas para que o X apresentante um representante legal, sob pena de suspensão do serviço caso a decisão não seja acatada.
No último dia 17, a empresa de Elon Musk comunicou o fim das operações da plataforma no Brasil, usando as decisões de Moraes como justificativa. Na ocasião, o X afirmou que o serviço continuaria disponível para os brasileiros.
Em resposta à determinação do ministro, a rede social chamou a determinação de “ordem de censura” e pediu para que o povo brasileiro escolha entre a democracia e Alexandre de Moraes.
“Noite passada, Alexandre de Moraes ameaçou nosso representante legal no Brasil com prisão se não cumprirmos suas ordens de censura. Ele fez isso em uma ordem secreta, que compartilhamos aqui para expor suas ações. Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal.Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato.O serviço X continua disponível para a população do Brasil.Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes.Suas ações são incompatíveis com um governo democrático. O povo brasileiro tem uma escolha a fazer – democracia ou Alexandre de Moraes”,
disse o X em comunicado.
LEIA MAIS