16 de maio de 2024
- Publicidade -
Itshow

Como a conectividade na agricultura é fundamental para a economia brasileira

Inovações digitais são cruciais para o agronegócio brasileiro, impulsionando eficiência e sustentabilidade, mas enfrentam desafios de conectividade e escalabilidade.

As inovações e as transformações digitais estão desempenhando um papel fundamental para o agronegócio brasileiro. O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo, e a adoção de tecnologias digitais está impulsionando a eficiência, a produtividade e a sustentabilidade no setor. No entanto, ainda enfrentamos muitas barreiras a fim de permanecermos relevantes neste cenário em constante evolução. 

Primeiramente, precisamos considerar a importância da conectividade para o agronegócio. São inúmeros desafios, a começar pela infraestrutura básica para que um produtor rural tenha todo o seu espaço coberto por internet. Uma instalação que abranja uma propriedade de 10 mil hectares é muito diferente da necessária para uma área de 100 mil hectares, por exemplo. Os custos envolvidos vão além da disponibilidade de rede: passam por um planejamento minucioso sobre tecnologia da informação, que na maioria das vezes onera a propriedade. 

Outro ponto a destacar é a escalabilidade, ou seja, a capacidade que o agricultor tem de sustentar ou de melhorar seu desempenho por meio do uso da tecnologia e da internet das coisas (IoT). Aqui posso mencionar a utilização da agricultura de precisão. Ela envolve o uso de sensores, GPS, drones e sistemas de informações geográficas para monitorar e gerenciar as operações agrícolas de maneira mais eficiente. 

Os produtores brasileiros podem se valer dessas tecnologias para otimizar o plantio, a irrigação, a aplicação de fertilizantes e defensivos, reduzindo assim o desperdício e aumentando a produtividade. Para isso, algumas barreiras precisam ser vencidas, como a disponibilização de uma cobertura 5G em áreas rurais, onde muitas vezes não há sequer internet 4G. 

A coleta de dados em tempo real e sua análise são outro exemplo de como a internet no campo leva a um aumento na produtividade. Com mais tecnologia, os agricultores podem identificar áreas de suas fazendas que precisam de atenção especial, tomar decisões mais eficazes sobre o plantio e a colheita, além de ajustar as práticas de manejo de acordo com as necessidades específicas.  

Ainda é possível rastrear toda a produção e automatizar tarefas, como irrigação, aplicação de fertilizantes e a própria colheita. Isso não apenas economiza prazo e esforço, mas também garante a uniformidade e a eficiência dessas operações. Ao melhorar esses pontos, economizando recursos e reduzindo perdas, a IoT ajuda os produtores a diminuírem seus custos. 

Os agricultores, ao se valerem da tecnologia e internet das coisas, têm a possibilidade de otimizar o uso de recursos, como água e energia, aplicando sistemas com sensores de umidade do solo, por exemplo, e assim evitando o desperdício de água. Outros métodos também ajudam a fornecer informações precisas sobre as condições climáticas locais. 

- Publicidade -

Isso é fundamental para o agricultor, pois permite tomar decisões informadas sobre o momento do plantio, colheita e aplicação de insumos, minimizando os riscos associados às variações climáticas. 

Podemos todos concordar que as inovações e as transformações digitais estão impulsionando o agronegócio brasileiro, tornando-o mais eficiente, sustentável e competitivo. À medida que a digitalização continua a avançar, é provável que o agro brasileiro se beneficie dessas tecnologias de modo a enfrentar os desafios de modo mais seguro. 

Para isso acontecer, é importante o apoio governamental. Acredito que são necessárias iniciativas para a cadeia produtiva, como o incentivo à infraestrutura tecnológica em áreas rurais. Ações como essa estimulam ainda mais o setor a se desenvolver e fortalecer a economia de nosso país.
 

Por Leonardo Sotocorno, Diretor de Tecnologia da Informação LATAM na Syngenta Seeds | Itshow

- Publicidade -
- Publicidade -
plugins premium WordPress