Se você possui uma conta pessoal do Google que não acessa há muito tempo, é recomendável verificar se não há nada importante nela. A empresa anunciou recentemente que a partir de dezembro de 2023, contas inativas por mais de dois anos serão excluídas.
Essa nova política se aplicará a e-mails, perfis do Google, conteúdo do Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda, bem como informações do YouTube e Google Fotos.
Anteriormente, diferentes produtos do Google tinham suas próprias políticas e prazos para lidar com contas inativas. Por exemplo, o Gmail e o Google Fotos já estabeleciam um prazo de dois anos. Com essa mudança, os prazos foram unificados.
As mudanças na política, segundo o Google, visam proteger os dados pessoais armazenados em contas abandonadas. A empresa alerta que essas contas se tornam vulneráveis e podem ser invadidas por cibercriminosos.
LEIA TAMBÉM
Instagram libera comentários com GIFs em reels e fotos
Água em Marte? China faz descoberta surpreendente no planeta vermelho
Como será o processo de exclusão de contas do Google
A nova política entrou em vigor em 16 de maio, mas exclusão das contas só começará em dezembro de 2023. As primeiras a serem canceladas serão as contas que foram criadas e nunca mais utilizadas pelos usuários. E as regras se aplicam a contas pessoais.
O Google enviará vários e-mails com meses de antecedência para notificar sobre a exclusão, tanto para o endereço da conta quanto para o endereço de recuperação.
De acordo com o comunicado da big tech, para manter sua conta do Google é preciso realizar alguma atividade no período de até dois anos. Veja:
Fazer login pelo menos uma vez a cada dois anos;
Ler ou enviar e-mails;
Usar o Google Drive;
Assistir a vídeos no YouTube;
Baixar aplicativos na Google Play Store;
Utilizar a ferramenta de busca do Google;
Fazer login com o Google para acessar aplicativos ou serviços de terceiros.
Uma observação importante é que o Google Fotos precisa ser acessado independentemente para ser considerado uma conta ativa.
Conheça o recurso “Seu Legado Digital”
O Google também oferece um recurso chamado “Seu Legado Digital”, que permite aos usuários definirem o destino de suas contas após ficarem inativas por três, seis, 12 ou 18 meses.
Esse recurso pode ser útil em caso de falecimento, permitindo que arquivos específicos sejam enviados para contatos confiáveis, ativando uma resposta automática no Gmail ou excluindo completamente a conta.
LEIA MAIS
Estudo afirma que vacina contra chikungunya tem resultados promissores