A ESA (Agência Espacial Europeia) vai transmitir, ao vivo, imagens inéditas de Marte pela sonda Mars Express, nesta sexta-feira (2). A transmissão faz parte da comemoração aos 20 anos de atividade da sonda europeia e tem como objetivo aproximar os entusiastas dos avanços científicos no planeta vermelho. A live vai ficar disponível no canal da ESA no YouTube a partir das 13h (horário de Brasília).
As imagens serão tiradas pela câmera VMC (Visual Monitoring Camera), que monitorou a chegada da sonda e foi desativada em meados de 2003, quando o robô chegou a Marte. Em 2007, a câmera voltou a ser ativada para ajudar em novas descobertas científicas no planeta, como na observação de vulcões.
VEJA TAMBÉM
WhatsApp anuncia fim de serviço em 32 celulares; entenda
Começa amanhã o ESX 2023, o ponto de encontro do Ecossistema de Inovação Capixaba
IMAGENS EM TEMPO REAL?
Segundo a ESA, durante a live, as imagens serão mostradas a cada 50 segundos. No sentido prático, especialistas explicam que os espectadores não poderão ver Marte em tempo real, já que a informação, do planeta vermelho à Terra, leva em torno de 22 minutos para chegar.
Para o gerente de operações de naves da agência europeia, James Godfray, a câmera é antiga e imprevistos podem acontecer. “Estou otimista. Normalmente, vemos imagens de Marte e sabemos que elas foram tiradas alguns dias antes. Estou animado para ver Marte como é agora tão perto como vamos conseguir ficar de ‘marcianos!'”, disse.
LEIA MAIS
Lula se diz confiante em crescimento de PIB e comemora aumento