Empresas que estabelecem linhas de trabalho mais abrangentes, além unicamente da busca por lucro, são capazes de se alinhar verdadeiramente com a palavra transformação. Essa premissa vale para se diferenciar de eventuais concorrentes, mas também para despertar o sentimento de pertencimento e identificação por parte dos colaboradores.
O Grupo ADN, um dos parceiros do São Carlos Experience (SCX), tem buscado um caminho para ser singular no mercado, bem como a quem faz parte do dia a dia da empresa e à sociedade em geral.
A construtora, inclusive, criou um instituto em 2018, com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) próprio, para alavancar projetos que impactam socialmente.
Os dados do relatório do ano passado, por exemplo, apontam que mais de 30 ações foram realizadas; mais de 10 toneladas de alimentos arrecadados; mais de cinco mil crianças e adolescentes beneficiados; e mais de 10 ONGs ligadas à causa animal receberam algum tipo de assistência.
“A empresa nasceu com o propósito de democratizar habitação popular de qualidade e reduzir o déficit habitacional. Trabalhamos com Minha Casa, Minha Vida, subsídio do governo, parcelas divididas em 35 anos. Nossa missão já é social”, destaca Kamila Kotsubo, head de Inovação e Sustentabilidade.
Olhar interno
Mensalmente, são realizadas reuniões com colaboradores para tratar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Nesses encontros, pedreiros e assistentes são estimulados a engajar e levantar ideias às questões de sustentabilidade. “A gente criou um concurso de ideias. Estimulamos a participação até de quem não era alfabetizado. Essa ideia é transcrita, temos uma escuta ativa. Já surgiram muitas, desde a parte de gestão de obra, ferramentas, métodos construtivos. E aí, a cada mês, os responsáveis pelas melhores ideias são premiados”, conta Kamila.
Os prêmios variam: desde cestas em época de Páscoa, viagens, jantares em restaurantes e qualificações.
De dentro para fora
A empresa também tem o objetivo de fazer a diferença externamente. Certa vez, por exemplo, descobriram que uma horta comunitária do bairro São Carlos 8 havia sido furtada e destruída. “Temos os nossos corpos de prova que usamos para testar o concreto dos apartamentos. Todo caminhão que chega é preciso tirar essa prova para saber se as condições estão adequadas, então sobra material. Tivemos a ideia de usar esses corpos de prova para reconstruir a horta. E também doamos várias mudas”, cita.
Kamila recorda outro exemplo prático. A ADN passou por um rebranding (mudança/remodelagem de marca) em 2022 e algumas lonas foram removidas de alguns pontos da cidade. Mas o que poderia ser lixo se transformou em oportunidade. Em parceria com o Senac, ofereceram um curso de produção de ecobags a mulheres da Organização Estrela da Manhã, que fica no bairro Antenor Garcia.
“Além do fortalecimento de vínculo das mulheres do bairro, isso também faz com que sejam inseridas no mundo do trabalho. Aprendem a se virar. Algumas já foram para fábricas, outras colocaram plaquinhas na porta informando sobre o seu serviço e muitas saíram de um ciclo de violência, porque dependiam financeiramente do parceiro”, celebra a coordenadora da entidade, Karen Martins Gonçalves.
Essas são apenas algumas das várias ações que têm sido feitas nos últimos anos. “A gente tem isso porque acredita. Começamos a ver que os hábitos de consumo são pautados em justiça social. E o colaborador que trabalha numa empresa que se importa com o outro fortalece a marca, tanto para o cliente interno quanto para o externo, que sabe de quem está comprando”, conclui a head de Inovação e Sustentabilidade.
O SCX
Muitas das características do trabalho feito pelos colaboradores da empresa estarão em evidência durante o São Carlos Experience, entre 25 e 29 de outubro.
O festival foi previamente nomeado como “um evento feito de vários eventos”. A programação completa e o formulário de inscrição para participar estão no site oficial (https://saocarlosexperience.com).
De acordo com a organização, será uma oportunidade de acesso ao “melhor que se produz no ecossistema de inovação, ciência, tecnologia e empreendedorismo de São Carlos”. A programação completa está no site oficial.
O evento também vai reunir arte, cultura e gastronomia como pilares complementares. As atividades serão pautadas pelos ODSs da ONU.