12 de dezembro de 2024

25 a 29

outubro

2 0 2 3

Patrocinador
- Publicidade -

São Carlos Experience

Cidades sustentáveis dependem de colaboração geral

Tema requer atenção e será discutido no São Carlos Experience

Cidades sustentáveis: título que contempla um senso de necessidade. Afinal, a preocupação com aspectos relacionados ao meio ambiente é justa e, convenhamos, urgente. A crise climática, os desastres naturais e os sinais de alerta ao redor do planeta, cada vez mais frequentes, alavancam a demanda por discussões e medidas práticas em direção à sustentabilidade. 

O engenheiro civil Alex Abiko é professor titular em Gestão Urbana e Habitacional da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e está diretamente envolvido com o conceito de cidades sustentáveis. Isso porque também integra a Comissão de Estudos Especiais de Cidades e Comunidades Sustentáveis da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

A entidade, aliás, elaborou uma norma técnica que pode pautar e contribuir com ações de governos e da iniciativa privada nesse caminho da sustentabilidade. Abiko, no entanto, reconhece não ser uma tarefa simples alcançar o patamar de cidade sustentável. “É um conceito que, atualmente, nos leva mais a uma direção do que a um ponto de chegada”, resume. 

O professor afirma que essa construção passa por algumas camadas fundamentais. “Sabemos que as cidades são construções políticas. A população pode votar em uma pessoa que pensa ser um bom prefeito para eles, mas não quer dizer que tecnicamente seja, de fato. E aí não falando apenas do prefeito, falando de câmara de vereadores, secretários Chegar perto de ser uma cidade sustentável é uma tarefa técnica, política e coletiva.”  

 

LEIA TAMBÉM 

São Carlos: cidade onde inovação e natureza andam juntas 

Netflix deixa de oferecer plano básico para novos assinantes na plataforma

- Publicidade -

Abiko enfatiza, também, que uma parcela da responsabilidade precisa ser levada a sério pela sociedade em geral. “Você pode até ter um secretário de Meio Ambiente numa prefeitura muito bem intencionado. Mas não é uma lei, um decreto, uma determinação que vai transformar a população de uma cidade que hoje joga lixo na rua, que hoje desperdiça água para lavar a calçada. É uma somatória de ações, tudo depende de uma colaboração na mesma direção.” 

CIDADES SUSTENTÁVEIS NO SCX
Entre outros tantos temas importantes, esse será um dos trazidos à programação do São Carlos Experience (SCX) neste mês. 

Abiko, inclusive, fará parte de um painel intitulado Cidades sustentáveis: a possibilidade de construirmos caminhos diferentes, marcado para o dia 26 de outubro, às 17h, em Onovolab (rua Aquidaban, 1, Centro). 

- Publicidade -

Ele debaterá o assunto com Tainara Nievola, coordenadora de plataforma de produto no setor de PD&I da TecVerde; e Ana Paula Dominguez, gerente de meio ambiente na Benx. 

Ana Paula, aliás, deve apresentar no encontro um case recente da incorporadora, o chamado Parque Global, com previsão de entrega em 2025 na cidade de São Paulo, ladeando a Marginal Pinheiros. 

A empresa o apresenta como um novo bairro na capital paulista, “com soluções inovadoras de moradia, lazer, comércio, saúde e mobilidade” e destaca que, quem habitá-lo, terá “seu lar, seu porto seguro cercado de verde por todos os lados e conectado com a cidade”. 

O SCX
O SCX acontece de 25 a 29 de outubro. O festival foi previamente nomeado como “um evento feito de vários eventos”.
De acordo com a organização, será uma oportunidade de acesso ao “melhor que se produz no ecossistema de inovação, ciência, tecnologia e empreendedorismo de São Carlos”. Você pode acessar a programação completa neste link

O evento também vai reunir arte, cultura e gastronomia como pilares complementares. As atividades do São Carlos Experience serão pautadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). 

 

LEIA MAIS 

Por que a chapa Lula-Alckmin vai ser julgada?

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress