83% dos provedores de serviços, fabricantes de equipamentos e empresas em todo o mundo terão ou planejam implantar o Wi-Fi 6 até o final de 2022. Os dados são do WBA Annual Industry Report de 2022, realizado pela Wireless Broadband Alliance.
O motivo? A sexta geração de internet sem fio permite conexões 40% mais rápidas do que a anterior, além de mais consistentes e confiáveis. A pesquisa também mostra que 58% dos entrevistados afirmaram que o Wi-Fi 6 é crítico ou muito importante para o desenvolvimento de suas estratégias.
A sexta geração de internet pode proporcionar uma melhor experiência na internet, permitindo mais velocidade e até que mais dispositivos utilizem a rede ao mesmo tempo sem perder a qualidade de conexão.
‘De maneira didática, o Wi-Fi 6 aproveita melhor as ondas de rádio que são transmitidas pelos dispositivos e, assim, permite que mais equipamentos se comuniquem ao mesmo tempo, reduzindo o tempo de espera’, esclarece Vitor Munhoz, gerente de Produtos da Zyxel Brasil, multinacional na área da tecnologia.
LEIA TAMBÉM
Confira os jogos que estão chegando ao Nintendo eShop
Vale a pena ficar em banco digital sem rendimento na conta corrente?
QUAIS SÃO OS EFEITOS NO DIA A DIA?
Você já deve ter passado por alguma dificuldade ao estar assistindo um filme por streaming e a internet começar a cair quando alguém começa a jogar um game on-line ou quando muitas pessoas estão com seus smartphones conectados na mesma rede wi-fi. A nova tecnologia permite que mais pessoas fiquem “penduradas” na internet, sem que ela diminua a velocidade ou fique falhando.
Isso também serve para as empresas que realizam grande quantidade de trabalho e tráfego de dados por meio da nuvem.
Outro recurso que vem para otimizar ainda mais o Wi-Fi 6 é a tecnologia Mesh, uma série de extensores, instalados no ambiente, formando uma malha interconectada por antenas. Isso permite que o sinal de internet seja distribuído por toda a casa ou empresa de maneira uniforme, sem perder a velocidade e conexão.
‘Enquanto circulamos pelo local, o dispositivo irá selecionar de forma automática qual a melhor opção de conexão possível. Isso significa que podemos assistir um vídeo ou continuar em uma ligação pela internet enquanto andamos pela casa sem nos preocupar em perder a conexão’, explica Vitor Munhoz.
A palavra-chave para determinar o que a população procura é qualidade de experiência, um serviço que ofereça o melhor custo-benefício e retorno do investimento ao usuário – e essa é a proposta do Wi-Fi 6 aliado à tecnologia Mesh, que trabalha para fortalecer e ampliar a conexão à internet.
INTERNET NO BRASIL
Existem 447 milhões de dispositivos digitais, entre 205 milhões de computadores e 242 milhões de smartphones, em uso no Brasil – mais que o dobro do número de habitantes no país, estimado em 212,7 milhões pelo IBGE , segundo a 33ª edição da Pesquisa do Uso de TI nas Empresas, feita pela FGVcia em 2022. (Com informações da Agência Estado)
LEIA MAIS
Confira 15 programas gratuitos para fazer em São Paulo